pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Nasce a maior companhia aérea do mundo com a fusão entre a AMR e a US Airways

AA

«A AMR e a US Airways anunciaram uma fusão no valor de 11 mil milhões de dólares, cerca de 8,17 mil milhões de euros, que irá criar a maior companhia aérea do mundo.
O conselho de administração de ambas as companhias aprovou ontem a fusão entre a falida AMR e a US Airways.
Doug Parker, presidente executivo da US Airways, terá a mesma função na nova empresa, enquanto Tom Horton, o presidente da AMR, será nomeado presidente não executivo do conselho de administração, de acordo com a Bloomberg.
Os credores da falida AMR vão deter uma participação de cerca de 72% da nova companhia aérea, enquanto os accionistas da US Airways ficarão com os restantes 28%. O nome “American” será mantido e a sede será em Fort Worth, no Texas.
A fusão levará a empresa a atingir o primeiro lugar em transporte de passageiros, um lugar que já tinha sido da AMR em 2001 após a compra da Trans World Airlines. Ao longo da última década, a empresa perdeu mais de 6 mil milhões de dólares, acabando por declarar falência, ao abrigo do capítulo 11 da lei americana.
Os credores irão nomear cinco directores e 12 novos membros da direcção, enquanto a US Airways terá o direito a escolher quatro membros e a AMR apenas três. A nova companhia aérea irá juntar-se à United Continental e à Delta Air Lines entre as três companhias aéreas americanas com rotas transatlânticas.»

Jorge Garcia , artigo publicado na página de internet “Negocios Online
(14 Fevereiro 2013)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (428º de 779 artigos)
AA

«A AMR, holding da companhia aérea American Airlines, anunciou hoje ter avançado com um pedido de protecção contra credores num tribunal de Nova Iorque para se poder reestruturar financeiramente. O ...