pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

O aeroporto Al Maktoum International no Dubai será o maior do mundo até 2030

«Os turistas que viajam para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, terão uma nova opção a partir do dia 27 de outubro, quando tem início a operação de passageiros do aeroporto Al Maktoum International.
Embora a expectativa é que no início essa alternativa atenda a 7 milhões de passageiros por ano – aproximadamente a mesma capacidade do aeroporto de Curitiba, no Paraná –, as obras de expansão deverão elevar esse número para 160 milhões de passageiros ao ano até 2020. Com isso, o aeroporto de Dubai se tornará o maior do mundo em capacidade de passageiros.
O Al Maktoum já está em operação para o transporte de cargas desde 2010. Ele está localizado no complexo comercial, logístico e residencial Dubai World Central e, só em setembro de 2013, recebeu autorização para operar voos de passageiros. Ainda não estão definidas as companhias que irão operar na primeira fase, mas a expectativa é que sejam as de baixo custo, como a húngara Wizz Air.
Após todas as obras, o novo aeroporto terá quatro terminais de passageiros, cinco pistas e, além de capacidade para até 160 milhões de passageiros ao ano, poderá transportar até 12 milhões de toneladas de carga – atualmente, o movimento de carga é de 600 000 toneladas ao ano.
A cidade de Dubai já é o principal ponto de ligação (hub) do Oriente Médio, mas quem faz esse papel hoje é o aeroporto Dubai International, que deve transportar 65,4 milhões de passageiros em 2013, um crescimento de 13,7% em relação ao movimento de 2012. A tendência é que parte desse fluxo seja absorvida pelo novo aeroporto.
A expectativa é que, até 2015, o Al Maktoum se torne o aeroporto mais movimentado do mundo – posto que hoje pertence ao aeroporto de Atlanta, noa Estados Unidos, com 95 milhões de passageiros anuais. Na região, as principais concorrentes são os aeroportos do Catar e de Istambul, na Turquia, que está construindo um aeroporto de seis pistas e com capacidade para até 150 milhões de passageiros por ano – o atual, também na capital turca, transportou 45 milhões de passageiros em 2012.»

Ana Paula Ribeiro, artigo publicado na página de internet “Exame”
(24 Outubro 2013)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

Dubai quer ser a casa do maior aeroporto do mundo. O Al Maktoum International Airport (IATA: DWC) localizado em Jebel Ali (37 km a sudoeste) no Dubai, Emirados Árabes Unidos, foi inaugurado em 27 de Junho de ...