pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Olimpíadas de 2012 – Caos nos aeroportos de Londres

nw-Londrrs_2012

«Os líderes das quatro maiores companhias aéreas britânicas alertaram o governo do Reino Unido sobre a possibilidade de caos nos aeroportos durante as Olimpíadas de 2012, que acontecerão em agosto na capital inglesa.
Em carta, as empresas British Airways, bmi, Virgin Atlantic e Easyjet afirmam que o tempo está se esgotando para que os aeroportos londrinos possam se esquivar do impacto causado pelo aumento de voos nos terminais.
Caso o governo britânico falhe em atender às propostas de melhora do tráfego aéreo feitas pelas companhias aéreas, os turistas sofrerão para chegar a Londres.
“Como a situação está atualmente, a indústria acredita que há um risco significativo de grandes atrasos e interrupções em todos os maiores aeroportos londrinos a menos que uma ação urgente seja tomada. O tempo está acabando para assegurar que as mudanças nos procedimentos e no treinamento acontecerão antes dos Jogos”, informa a carta.
O Reino Unido prevê que 700 mil turistas internacionais são esperados para as Olimpíadas, que começam em 27 de julho. Os dois principais terminais aéreos de Londres, Heathrow e Gatwick, operam perto de 100% da capacidade em horários de pico, o que causou grandes atrasos, especialmente em condições climáticas ruins.
Na quinta-feira, o presidente da International Airlines Group, que controla a British Airways e a espanhola Iberia, descreveu a política de aviação britânica como “uma bagunça terrível”.

Espaço aéreo
A carta ainda mostra seis propostas para diminuir o risco de caos aéreo na capital britânica, além de mostrar preocupação com a segurança no espaço aéreo pela quantidade de aviões descolando e pousando durante os Jogos.
As companhias mencionam que os controladores do tráfego aéreo pediram que fosse priorizado o número de voos no sul da Inglaterra, o que foi rejeitado pela Autoridade de Aviação Civil britânica.
Uma reunião entre o Departamento de Transporte, a Aviação Civil britânica e as companhias aéreas é esperada para a próxima quinta-feira (22), em que é necessário conseguir um acordo.
“Uma falha pode deixar o Reino Unido vulnerável para uma grande perturbação no tráfego aéreo que causará um dano significante à reputação britânica, o que seria imprudente e irresponsável”.
O porta-voz do Departamento de Transporte afirmou que foram prometidas medidas especiais para prevenir que haja interrupção nos voos marcados, aumentando a capacidade aérea e colocando restrições temporárias ao tráfego de alguns tipos de aeronaves.»

artigo publicado na página de internet “Folha.com
(17 Março 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

Um voo da companhia britânica British Airways bateu o recorde de viagem subsónica – velocidade inferior à velocidade do som – mais rápida entre Nova Iorque e Londres: nada mais, nada menos do ...