pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Portugal Aeroportos – Tráfego de Passageiros cresce no mês de Outubro

Tráfego de Passageiros no mês de Outubro cresce 3,6%
ANA Aeroportos

«Tráfego de Passageiros no mês de Outubro cresce 3,6%, em termos acumulados a procura situa-se nos 7,8%
1) O Tráfego de Passageiros nos Aeroportos ANA, no mês de Outubro de 2011, revela um crescimento de 3,6% em relação ao período homólogo do ano transacto, com destaque para o crescimento do segmento tradicional (+7,3%).
Em termos de mercados, destaque para os crescimentos do Reino Unido, Espanha, Brasil e França. Destaque positivo para os desempenhos da Ryanair.
2) Esta tendência de crescimento não foi generalizada nos Aeroportos geridos pela ANA. Assim, enquanto o Aeroporto Francisco Sá Carneiro (+9,4), o Aeroporto de Lisboa (+2,9%) e o Aeroporto de Faro (+1,9%) assistiram a um aumento de passageiros processados, nos Aeroportos dos Açores geridos pela ANA assistiu-se a um decréscimo de -5,2%.
3) Recordamos que em Outubro (dia 15) o actual Terminal de passageiros do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) completou o seu 6º aniversário. A inauguração da nova infra-estrutura ocorreu em 2005. Neste intervalo de tempo o Aeroporto do Porto.

Terminal de passageiros do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) em 6 anos:
serviu um total de 27.475.314 passageiros;
foram processados 433.890 movimentos de aeronaves e 271.287 toneladas de carga;
o número de destinos directos passou de 28 para 59;
os espaços comerciais são agora 50;
hoje, operam regularmente, no Aeroporto do Porto, 13 Companhias Aéreas;
desde a sua inauguração, o Aeroporto obteve 6 prémios pela qualidade de serviço prestado, atribuídos pelo ACI (Airports Council International).

4) Em termos acumulados – Janeiro a Outubro de 2011 versus Janeiro a Outubro de 2010 – verifica-se que o tráfego comercial de passageiros processados nos aeroportos geridos pela ANA apresenta um crescimento de 7,8%, para os 22,6 milhões de passageiros. Também no acumulado o destaque vai para o crescimento do segmento tradicional (+7,8%). Em termos de mercados, registe-se os crescimentos de Reino Unido, França e Espanha. TAP Portugal (37,2%), Ryanair (14%) e easyJet (12,4%) e Grupo SATA (6,2%) representam 69,8% do tráfego acumulado dos Aeroportos ANA.»

artigo publicado na página de internet “Ana Aeroportos”
(16 Novembro 2011)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

De acordo com dados divulgados pela Vinci, que detém a ANA — Aeroportos de Portugal, todos os aeroportos (Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Porto Santo, Ponta Delgada, Santa Maria, Flores e Horta) o número de ...