pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Portugal e Espanha assinam acordo para formar espaço aéreo ibérico

«Portugal e Espanha assinaram hoje um acordo para a criação de um espaço aéreo ibérico que permitirá aos aviões comerciais passarem por corredores mais eficientes no âmbito do projeto “Céu Único Europeu”, poupando tempo, combustível e emissões de CO2, anunciou hoje o INAC.
O bloco ibérico será um dos nove que serão criados no “Céu Único Europeu”, projeto que a Comissão Europeia espera ter a operar em dezembro próximo e que permitirá uma poupança de mil milhões de euros por ano.
“A atual estrutura do espaço aéreo europeu é fragmentada. Os FABs [blocos de espaço aéreo] são os instrumentos que deverão eliminar ou reduzir as ineficiências decorrentes desta fragmentação, que se estimam em cerca de 1.000 milhões de euros por ano”, refere o Instituto Nacional de Aviação Civil em comunicado hoje divulgado.»

artigo publicado no “Jornal de Notícias”
(17 Maio 2012)

Artigos relacionados

  • Airbus prevê que sejam precisos 28,2 mil aviões até 2030
  • Segurança carga aérea - assinado acordo UE-EUA
  • Aeronáutica com pólo de formação em Évora
  • Projecto de rotas directas da NAV poupa 12 milhões de euros às companhias de aviação
  • Novo aeroporto em Pequim para 60 milhões de passageiros
  • Bruxelas aprova fusão da Continental Airlines e United Airlines
Mais em Notícias (68º de 779 artigos)

«A Comissão Europeia propôs hoje uma revisão das regras sobre as ajudas estatais que se aplicam aos mais de 460 aeroportos e 150 companhias aéreas regulares da União Europeia, que deverá entrar em ...