pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Portugal e Espanha assinam acordo para formar espaço aéreo ibérico

«Portugal e Espanha assinaram hoje um acordo para a criação de um espaço aéreo ibérico que permitirá aos aviões comerciais passarem por corredores mais eficientes no âmbito do projeto “Céu Único Europeu”, poupando tempo, combustível e emissões de CO2, anunciou hoje o INAC.
O bloco ibérico será um dos nove que serão criados no “Céu Único Europeu”, projeto que a Comissão Europeia espera ter a operar em dezembro próximo e que permitirá uma poupança de mil milhões de euros por ano.
“A atual estrutura do espaço aéreo europeu é fragmentada. Os FABs [blocos de espaço aéreo] são os instrumentos que deverão eliminar ou reduzir as ineficiências decorrentes desta fragmentação, que se estimam em cerca de 1.000 milhões de euros por ano”, refere o Instituto Nacional de Aviação Civil em comunicado hoje divulgado.»

artigo publicado no “Jornal de Notícias”
(17 Maio 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (68º de 779 artigos)

«A Comissão Europeia propôs hoje uma revisão das regras sobre as ajudas estatais que se aplicam aos mais de 460 aeroportos e 150 companhias aéreas regulares da União Europeia, que deverá entrar em ...