pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Portugal e Espanha assinam acordo para formar espaço aéreo ibérico

«Portugal e Espanha assinaram hoje um acordo para a criação de um espaço aéreo ibérico que permitirá aos aviões comerciais passarem por corredores mais eficientes no âmbito do projeto “Céu Único Europeu”, poupando tempo, combustível e emissões de CO2, anunciou hoje o INAC.
O bloco ibérico será um dos nove que serão criados no “Céu Único Europeu”, projeto que a Comissão Europeia espera ter a operar em dezembro próximo e que permitirá uma poupança de mil milhões de euros por ano.
“A atual estrutura do espaço aéreo europeu é fragmentada. Os FABs [blocos de espaço aéreo] são os instrumentos que deverão eliminar ou reduzir as ineficiências decorrentes desta fragmentação, que se estimam em cerca de 1.000 milhões de euros por ano”, refere o Instituto Nacional de Aviação Civil em comunicado hoje divulgado.»

artigo publicado no “Jornal de Notícias”
(17 Maio 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Até ao final do primeiro semestre de 2018 vai começar a ser construído no aeroporto de Lisboa um novo hub logístico para complementar a rede europeia da DHL e em 2020 já estará pronto para operar ...