pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Opinião, Notícias

Portugal – Embraer em Évora

Evora_Embraer

«A implantação em Évora da Embraer “está a correr muito bem” e “Portugal é o sítio certo para desenvolver os novos projectos” do construtor brasileiro de aviões, afirmou hoje à Lusa em Paris um responsável da empresa.
“Analisámos vários países e concluímos que Portugal seria o país ideal” para implantar as novas fábricas no continente europeu, afirmou o presidente da Embraer Europa, Luiz Fernando Fuchs.
O presidente da Embraer Europa, que participou numa conferência sobre o cluster aeronáutico português no Salão de Le Bourget, a norte de Paris, deu um retrato positivo do andamento da construção das duas linhas de montagem da empresa brasileira em Évora.
Luiz Fernando Fuchs afirmou à Lusa que a implantação em Portugal acontece numa lógica de globalização da Embraer, que construiu linhas de montagem na China e no Estado da Flórida (EUA).
A escolha de Portugal “não foi determinada pelo factor de proximidade cultural, que também é importante, mas pelos factores de incentivos oferecidos pelo país e pela mão de obra altamente qualificada que responde às necessidades da Embraer”.
As duas fábricas da Embraer perto de Évora, a Embraer Compósitos e a Embraer Metálicas, em terrenos contíguos numa área de 54 mil metros quadrados, estão em construção desde Novembro de 2010.
A linha de montagem ficará pronta em Dezembro de 2011 e a primeira produção está prevista para o segundo semestre de 2012, atingindo a capacidade total no segundo semestre de 2013, ainda segundo Luiz Fernando Fuchs.
Em Évora, a Embraer vai produzir principalmente componentes de dois aviões da aviação executiva, o Legacy 500 e o Legacy 450, estando o primeiro mais avançado, com o protótipo a ser produzido até ao final do ano no Brasil.
“O Legacy 500 tem uma procura razoável e todo o equipamento e máquinas estão feitos para esse avião”, afirmou.
Entre as várias peças que sairão das duas fábricas da Embraer estão “o aerofoil traseiro, todo o trem traseiro de estabilidade, a empenagem vertical do avião, partes da fuselagem e das asas e vários outros produtos que vão ser feitos em Évora e embarcados para o Brasil”.
Em simultâneo com a construção das fábricas, a Embraer está a formar mão de obra nas OGMA, de que a empresa brasileira possui 65 por cento do capital, e alguns quadros realizam um ano de formação no Brasil, “para tudo estar pronto quando a produção arrancar em Évora”, disse Luiz Fernando Fuchs.
“Não conheço nenhuma linha de montagem em nenhum país do mundo tão moderna como as fábricas de Évora, que arrancarão com a tecnologia mais moderna que existe actualmente”, sublinhou o presidente da Embraer Europa.
O presidente da Embraer Europa foi um dos participantes num programa organizado pela Aicep Portugal Global (a agência de investimentos e comércio externo portuguesa) ao longo da semana em Le Bourget, para divulgar o cluster aeroespacial português.
Portugal está pela primeira vez representado com um pavilhão próprio no Salão de Le Bourget, um dos mais importantes e mais antigos certames do sector a nível mundial. Ao todo, 36 empresas expõem as suas competências num espaço de 400 metros quadrados.
O Salão de Le Bourget termina no próximo domingo, a 26 de Junho.»

Lusa, artigo publicado no jornal “Público”
(22 Junho 2011)

 

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias, Opinião (13º de 791 artigos)
Embraer

«O administrador da Embraer Portugal, Paulo Marchioto, faz um balanço positivo do primeiro “ano e meio” de funcionamento das duas fábricas de Évora da construtora aeronáutica brasileira, ...