pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Portugal – Embraer procura empresas nacionais

Cargueiro militar KC-390
nw-KC-390

«A Embraer Defesa e Segurança e as empresas OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal e EEA – Empresa de Engenharia Aeronáutica assinaram contratos de parceria para o Programa KC-390
A Embraer continua à procura de empresas portuguesas para o desenvolvimento do ‘software’ para o novo cargueiro militar KC-390. A fabricante brasileira – que ontem assinou contrato com a OGMA e a Empresa de Engenharia Aeronáutica (EEA) para o fornecimento de componentes e fuselagem central – ainda não escolheu as empresas que vão criar o “cérebro” (tecnologia) do avião.
“O voo inaugural do avião da Embraer será em 2014. Quando o fizer, será a primeira vez que um avião voará com tecnologia testada, concebida e desenhada em Portugal”, afirmou ontem o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, na assinatura do contrato com as duas empresas nacionais. “Outras empresas portuguesas estão na corrida para o desenvolvimento de ‘software'”, garantiu o governante.
Embora sem confirmação oficial, tecnológicas como a Critical Software ou a Edisoft – empresa do grupo Empordef – são apontadas como estando na corrida à construção do “cérebro” do avião, que entra em fase de testes em 2014, embora a entrega das primeiras aeronaves seja só em 2016.»

Cátia Simões , artigo publicado na página de internet “Económico
(15 Dezembro 2011)

Sobre a EEA
A EEA – Empresa de Engenharia Aeronáutica S.A., localizada na cidade de Maia, no Minho, Portugal, dedica-se à concepção, promoção e execução de projetos de engenharia, ensaios, desenvolvimento e fornecimento de produtos ou de estruturas aeronáuticas.

Sobre a OGMA
A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. é uma empresa voltada para atividades aeronáuticas, contando com uma longa e conceituada tradição na fabricação e manutenção de aeronaves. Nas suas instalações em Alverca, a OGMA emprega engenheiros e técnicos na manutenção de aeronaves civis e militares e na fabricação de segmentos aeronáuticos metálicos e em compósito.

 Sobre CEIIA
CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel
O CEIIA é uma entidade composta pelos principais Fornecedores, Associações, Universidades Técnicas, Centros de I&D e Agências Públicas das indústrias da mobilidade.
O CEIIA visa promover o crescimento das empresas portuguesas nas cadeias internacionais de fornecimento das Indústrias da mobilidade [automóvel, aeronáutica e ferroviária].
O CEIIA organiza a sua actividade segundo três unidades de desenvolvimento:
CEIIA-CE (Centro de Engenharia): unidade dedicada ao desenvolvimento integrado de processo e produto;
CEIIA-PP (Parcerias Público-Privadas): unidade dedicada à concepção e gestão de iniciativas público-privadas de natureza pré-competitiva;
CEIIA-VET (Valorização Empresarial da Tecnologia): unidade dedicada ao apoio no desenvolvimento tecnológico em parceria com o meio académico e a indústria.

 

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

O CEiiA, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Aeronáutica, anuncia uma nova área de negócio estratégica assente num conceito inovador de Mobilidade Aérea Avançada, cujo principal objetivo ...