pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Portugal / México novo acordo de transporte aéreo

nw-Portugal_Mexico

«Realizaram-se, em Lisboa, nos dias 9 e 10 de Novembro de 2011, consultas entre representantes das autoridades aeronáuticas da República Portuguesa e dos Estados Unidos Mexicanos, com vista à conclusão de um novo acordo de transporte aéreo entre os dois países.
O Acordo sobre Serviços de Transporte Aéreo agora rubricado e que substituirá, quando entrar em vigor, o Acordo de Transporte Aéreo, assinado em Lisboa, em 22 de Outubro de 1948, actualiza o enquadramento regulamentar entre os dois países.
O novo Acordo, para além de integrar as cláusulas mais recentes em matéria de segurança aérea (“safety”) e segurança da aviação civil (“security”), integra também as chamadas “cláusulas-tipo da União Europeia”.
O presente Acordo de Transporte Aéreo permite a cada um dos países designar até duas transportadoras para operar os serviços acordados podendo estas, para a operação dos serviços entre os respectivos territórios, oferecer livremente as frequências e a capacidade que desejarem. O exercício de direitos de 5ª liberdade fica sujeito a acordo entre as autoridades aeronáuticas de ambas as Partes.
Foi ainda acordada uma cláusula relativa a arranjos de cooperação comercial que permite o estabelecimento de acordos de partilha de código entre as transportadoras aéreas designadas dos dois países com transportadoras aéreas portuguesas e/ou mexicanas, bem como com transportadoras aéreas de países terceiros.»

artigo publicado na página de internet “Inac”
(14 Novembro 2011)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

A ANAC publica Relatório Semestral relativo às Reclamações de Passageiros do Transporte Aéreo, referente ao 1º semestre de 2023.  No âmbito das disposições constantes do Decreto-Lei n.º 40/2015, de ...