pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Portugueses disputam lugar na Airbus

Fly Your Ideas edição 2013
nw-Airbus320

«O sector aeroespacial parece gozar de uma certa imunidade à crise. Os fabricantes de aviões continuam a investir forte no aperfeiçoamento de novos modelos e a apostar tudo em investigação e desenvolvimento. São, no imaginário de muitos, empresas de sonho para trabalhar que atraem cada vez mais profissionais. A Airbus, por exemplo, duplicou o número de candidatos ao seu concurso de ideias que abre as portas da empresa a jovens profissionais de todo o mundo.
Mais de seis mil estudantes de 100 nacionalidades distintas apresentaram a sua candidatura ao programa Fly Your Ideas 2013, organizado pelo gigante francês da indústria aeronáutica, Airbus. Entre os candidatos estão nove equipas de estudantes universitários portugueses que apresentaram a concurso projetos, aspirando assim a uma oportunidade de trabalhar com especialistas mundiais de topo na área da aviação.
O número de candidatos à competição organizada anualmente pelo grupo internacional fabricante de aviões mais que duplicou face ao ano passado, mas o número equipas portuguesas a concurso diminuiu. Impacto ou não do cenário económico nacional que tem conduzido a cortes no ensino superior, de 22 equipas portuguesas candidatas na última edição, o país estará este representado com apenas nove. Um número que a organização da competição estima que ainda possa subir já que “os dados das nacionalidades dos candidatos ainda não estão totalmente fechados. Há 65 nacionalidades não especificadas, algumas podem ser de portugueses”.
Em jogo está a oportunidade de desenvolver, dentro da Airbus, a ideia apresentada e ganhara ainda um prémio monetário no valor de 30 mil euros. Ao todo, a edição 2013 da competição integra 6089 estudantes do ensino superior, divididos por equipas de três a cinco elementos. “Os candidatos são desafiados a apresentar e desenvolver novas ideias, com o objetivo de contribuírem para uma indústria da aviação mais sustentável para o futuro”, enfatiza a organização da competição.
E a vontade de integrar a equipa do gigante aeronáutico não conhece fronteiras geográficas. Do total de participantes, há 100 nacionalidades distintas e 384 estabelecimentos de ensino superior representados. “Cerca de três quartos dos candidatos, o equivalente a 75%, são estudantes de engenharia e pouco mais de um quinto (21%) são mulheres”, explica a Airbus.
As ideias apresentadas pelos concorrentes serão avaliadas por um júri rigoroso, composto por técnicos da Airbus que têm nas mãos a missão de selecionar um limite máximo de 100 equipas para passarem à fase seguinte da competição. A final do concurso, que é apadrinhado pela UNESCO, está agendada para junho, em Paris. O Fly Your Ideas 2013 reúne propostas nas áreas da energia, eficiência, crescimento a custos controlados, crescimento do tráfego aéreo, experiência dos passageiros e políticas para a comunidade.»

Cátia Mateus, artigo publicado no “Jornal Expresso Emprego”
(4 Janeiro 2013)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

Arrancou mais uma edição da Futurália 2024, a maior feira de ensino superior e profissional do país, com participação da Atlântica – Instituto Universitário e da ESSATLA – Escola Superior de Saúde ...