pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Qatar Airways vira-se para aquisição da Spanair

Spanair acumula prejuízos de 115,7 milhões

«A empresa estará em negociações para ficar com 49% da Spanair, depois de terem surgido rumores sobre o seu eventual interesse na privatização da TAP.
De acordo com o jornal Expansion, a Qatar Airways está a negociar um pré-acordo para comprar uma participação de 49% na companhia de aviação espanhola.
O jornal diário, que cita fontes próximas do processo, revela que o acordo terá uma base financeira ou poderá funcionar através da troca de equipamentos, como aviões. E antecipa que poderá haver um desfecho ainda este ano.
O valor da operação não é conhecido, embora, no passado, se tenha estimado as necessidades financeiras da Spanair em 150 milhões, aquando de idênticas investidas por parte do gigante alemão Lufthansa e da Turkish Airlines.
Este negócio implicaria, de acordo com o Expansion, uma alteração na marca da Spanair, que mudaria o nome para Barcelona Airlines, passando a operar voos intercontinentais a partir de 2012 – um ano depois do que está previsto no seu plano de negócios.
A companhia de aviação espanhola, que registou prejuízos de 115,7 milhões de euros em 2010, mantém-se, ainda hoje, nas mãos do Governo regional da Catalunha, que controla a sociedade que é actualmente a accionista maioritária da Spanair: a Iesa (dona de 85% da transportadora aérea).
Recorde-se que surgiram recentemente rumores sobre um eventual interesse da Qatar Airways na privatização da TAP. No início deste ano, com o antigo Governo em funções, chegaram a surgir notícias de que compraria 40% do capital da companhia portuguesa.»

Raquel Almeida Correia, artigo publicado no jornal “Público
(27 Outubro 2011)

Artigos relacionados

  • Governo espanhol processa Spanair
  • Espanha - Spanair deixa de operar a partir de 28 janeiro de 2012
  • TAP - Comprador escolhido na primeira metade de 2012
  • British Airways estuda comprar a TAP
  • Espanhóis admitem "estudar" privatizações portuguesas
  • Sul-americana LATAM pode comprar 39% da TAP
Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O Governo da República de Angola está a negociar com a Qatar Airways a venda de 39 por cento do capital da empresa pública TAAG – Linhas Aéreas de Angola, ...