pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Quatro aeroportos nacionais distinguidos com certificação pioneira na Europa

«O presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal, Guilhermino Rodrigues, recebeu ontem a certificação Airport Service Quality (ASQ), do Airports Council Internactional (ACI), em reconhecimento pelas boas práticas de gestão nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Ponta Delgada.
Os quatro aeroportos portugueses tornam-se assim nos primeiros em toda a Europa a receber esta distinção, que tem por base um processo de auto-avaliação, através de inquéritos de satisfação realizados aos passageiros, bem como medições em todo o processo aeroportuário.
“Esta conquista é um ponto alto mas está longe de ser um ponto final. A certificação que hoje nos é conferida vale necessariamente por um ano e para ser renovada temos que continuar a merecê-la a todas as horas, a todos os minutos e em todos os serviços que prestamos nos nossos aeroportos”, afirmou Guilhermino Rodrigues, durante a cerimónia de entrega da certificação, que decorreu no Aeroporto de Lisboa.
Presente na cerimónia esteve também Angela Gittens, directora-geral do ACI, considerando que “o empenho das autoridades aeroportuárias traduz-se num compromisso com a excelência no atendimento” e que este prémio é “um reconhecimento pelo esforço de oferecer um serviço de qualidade”.
A certificação ASQ é válida por um ano e obedece a uma série de critérios de gestão e desempenho que avaliam a qualidade dos serviços prestados por estas infra-estruturas e nos quais todos os aeroportos agora certificados obtiveram elevadas classificações, nomeadamente de 78,7%, no caso do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, de 75,9%, no aeroporto de Lisboa, 73,9%, no de Faro, e de 72,6% em Ponta Delgada.
“Além do orgulho, é também com o sentimento de dever cumprido que obtemos a certificação pelo ACI porque estamos a ser fiéis à nossa missão, à nossa visão e aos nossos valores”, afirmou ainda Guilhermino Rodrigues, acrescentando que a ANA tem seguido “um percurso de melhoria continua”.
Para o responsável, “o grande desafio” está agora “na manutenção destes novos hábitos”, como forma de tornar estas “boas práticas” na “forma natural de agir e de servir cada vez melhor os clientes”, considerou.»

artigo publicado na página de internet “Turisver”
(15 Outubro 2010)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«A ANA –Aeroportos de Portugal (do grupo francês Vinci) vai investir 55 milhões de euros no aeroporto do Porto para reforço da segurança e fluidez no despacho de bagagens e iniciar em 2018 a ...