pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Raios-X dos aeroportos podem provocar cancro

«Os raios-X utilizados em alguns aeroportos para revistar os passageiros podem ser perigosos para a saúde, alertam cientistas americanos.
“Dizemos a nós próprios que o risco é mínimo mas estatisticamente vai haver casos de cancro da pele por causa destes raios-X”, adverte Michael Love, que dirige um laboratório no departamento de estudos biofísicos da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. “Alguma exposição aos raios-X não pode ser considerada benéfica. Sabemos que os raios-X são perigosos, mas nos aeroportos, as pessoas têm uma tal vontade de viajar que arriscam a vida”, diz.
Em Abril, um grupo de investigadores da universidade da Califórnia, em São Francisco, enviou uma carta ao gabinete de ciência e tecnologia da Casa Branca em que alertava para “os riscos potencialmente graves para a saúde” destes raios-X, que emitem uma energia que é absorvida pela pele e pelos tecidos subcutâneos.»

artigo publicado no jornal “Diário de Noticias Ciência”
(12 Novembro 2010)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O denso nevoeiro sentido em algumas cidades europeias perturbou o funcionamento de vários aeroportos na Europa, provocando atrasos nos voos e obrigando ao cancelamento de várias ligações aéreas. ...