pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias, Curiosidades

Ranking das maiores companhias de aviação dominado pela Ásia

Dados da IATA

«A Ásia está a ganhar mais terreno na indústria aérea. Uma tendência que é visível nos indicadores de tráfego, mas também no ranking das maiores transportadoras, liderado pela Air China.
Em termos de capitalização, a Air China é, de acordo com dados divulgados hoje pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), a maior companhia de aviação do mundo, valendo 20 mil milhões de dólares (14,9 mil milhões de euros, ao câmbio actual).
A segunda maior empresa do sector também é asiática. No ranking da IATA, que está hoje reunida com jornalistas, o número dois cabe à Singapore Airlines, avaliada em 14 mil milhões de dólares (cerca de 10,4 mil milhões de euros).
Seguem-se a Cathay Pacific, com sede em Hong Kong, que vale 12 mil milhões de dólares (perto de 8,9 mil milhões de euros) e a China Southern, avaliada em 11 mil milhões de dólares (8,2 mil milhões de euros).
Só no quinto lugar surge uma transportadora aérea instalada fora da Ásia. Trata-se da LATAM, nascida, este ano, da fusão entre a chilena LAN e a brasileira TAM, cujo valor também se situa nos 11 mil milhões de dólares (8,2 mil milhões de euros, ao câmbio actual).
Nos lugares seguintes estão a norte-americana Delta e a alemã Lufthansa, ambas avaliadas em dez mil milhões de dólares (o equivalente a 7,5 mil milhões de euros). Ou seja, juntas valem o mesmo que o gigante asiático Air China.»

Raquel Almeida Correia, artigo publicado no jornal “Público”
(14 Dezembro 2010)



Artigos relacionados

Mais em Curiosidades, Notícias (852º de 852 artigos)

A Embraer, fabricante de aeronaves brasileira, entregou no primeiro trimestre de 2016 vinte e uma aeronaves para o mercado da aviação comercial e vinte e três jatos para a aviação executiva. ...