pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias, Curiosidades

Ranking das maiores companhias de aviação dominado pela Ásia

Dados da IATA

«A Ásia está a ganhar mais terreno na indústria aérea. Uma tendência que é visível nos indicadores de tráfego, mas também no ranking das maiores transportadoras, liderado pela Air China.
Em termos de capitalização, a Air China é, de acordo com dados divulgados hoje pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), a maior companhia de aviação do mundo, valendo 20 mil milhões de dólares (14,9 mil milhões de euros, ao câmbio actual).
A segunda maior empresa do sector também é asiática. No ranking da IATA, que está hoje reunida com jornalistas, o número dois cabe à Singapore Airlines, avaliada em 14 mil milhões de dólares (cerca de 10,4 mil milhões de euros).
Seguem-se a Cathay Pacific, com sede em Hong Kong, que vale 12 mil milhões de dólares (perto de 8,9 mil milhões de euros) e a China Southern, avaliada em 11 mil milhões de dólares (8,2 mil milhões de euros).
Só no quinto lugar surge uma transportadora aérea instalada fora da Ásia. Trata-se da LATAM, nascida, este ano, da fusão entre a chilena LAN e a brasileira TAM, cujo valor também se situa nos 11 mil milhões de dólares (8,2 mil milhões de euros, ao câmbio actual).
Nos lugares seguintes estão a norte-americana Delta e a alemã Lufthansa, ambas avaliadas em dez mil milhões de dólares (o equivalente a 7,5 mil milhões de euros). Ou seja, juntas valem o mesmo que o gigante asiático Air China.»

Raquel Almeida Correia, artigo publicado no jornal “Público”
(14 Dezembro 2010)



Artigos relacionados

Mais em Curiosidades, Notícias (58º de 852 artigos)
Blog da Avianca

«A Avianca, detida por Germán Efromovich – o único candidato à compra da TAP na primeira tentativa de privatização da companhia aérea portuguesa – anunciou que terminou o segundo ...