pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Reino Unido – Regras de segurança do aeroporto foram ultrapassadas

«As regras de segurança dos aeroportos foram ultrapassadas por um rapaz de 11 anos que desafiou todas as probabilidades e conseguiu, nesta terça-feira, fazer uma viagem de avião entre Manchester, no Reino Unido, e Roma, em Itália, sozinho, sem bilhete e sem passaporte.
Liam Corcoran, um apaixonado por aviões, fugiu da mãe que fazia compras num centro comercial de Manchester e dirigiu-se para o aeroporto da cidade inglesa. Depois, no local dirigiu-se para o terminal 1 do aeroporto e juntou-se a uma família. Conseguiu passar por todos os controlos de segurança sem nunca lhe terem pedido qualquer identificação, nem questionado com quem viajava, adianta a cadeia televisiva Sky News.
Também à entrada para o avião – o voo LS791 da companhia Jet2 de Manchester para Roma – nada lhe foi pedido e o rapaz ocupou um lugar. Só a meio da viagem alguns passageiros que estavam perto de Liam estranharam que um rapaz tão novo viajasse sozinho e sem qualquer tipo de apoio por parte da tripulação, lançando o alerta, adianta a edição online da BBC.
A equipa confirmou que o menino estava sozinho e que não tinha qualquer documento, avisando de seguida as autoridades terrestres. Assim, a viagem de Liam acabou por resumir-se a uma ida e volta de avião. Após a aterragem o rapaz não foi autorizado a sair e regressou de seguida a Manchester no mesmo aparelho, sem colocar os pés em solo italiano.
O porta-voz do Aeroporto de Manchester, Russell Craig, em declarações à Sky News garantiu que a situação insólita não colocou ninguém em risco, já que apesar de o rapaz não ter documentos passou cinco zonas de segurança para detecção de eventuais materiais perigosos. Porém, reconheceu que é um caso “extremamente sério” e que será “investigado com urgência”. Entretanto, a maioria da equipa da Jet2 que nesse dia trabalhava no aeroporto foi suspensa e foi aberta uma investigação ao caso.
Por agora não se sabe como é que o rapaz largou a mãe e fez sozinho a viagem até ao aeroporto, que ainda dista cerca de dois quilómetros da zona de compras. Mas segundo o Daily Mail, esta não era a primeira vez que o rapaz fugia da mãe.
O caso insólito está também a levantar alguma polémica no Reino Unido, sobretudo por ocorrer a apenas alguns dias dos Jogos Olímpicos de Londres, numa altura em que a segurança dos aeroportos foi elevada para níveis máximos, já que o evento começa na sexta-feira, dia 27 de Julho, prolongando-se até 12 de Agosto. Apesar de o incidente ter acontecido em Manchester, a verdade é que dada a afluência de pessoas, os visitantes chegam ao país vindos de vários aeroportos.»

Romana Borja-Santos , artigo publicado na página de internet “Fugas Noticias
(25 Julho 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O denso nevoeiro sentido em algumas cidades europeias perturbou o funcionamento de vários aeroportos na Europa, provocando atrasos nos voos e obrigando ao cancelamento de várias ligações aéreas. ...