pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Saiba como proteger-se caso o avião se atrase

Sociedade de advogados JPAB & Associados

«O atraso dos voos é um fenómeno bastante frequente, nos dias de hoje, na aviação comercial. Perante este tipo de situações, os passageiros não podem deixar de se sentir impotentes e sem alternativas. Recorde-se que os atrasos dos voos poderão não só traduzir-se em inconvenientes para os passageiros mas, também, em sérios prejuízos,sempre que desse atraso resultem danos patrimoniais.
Neste sentido, foram convencionados mecanismos de compensação, a nível comunitário, no sentido de garantir uma proteção mínima dos passageiros que se confrontam com a situação do seu voo tardar em partir.
Estes mecanismos aplicam-se aos passageiros de voos nacionais ou internacionais, operados por transportadoras aéreas comunitárias, com partida de um Estado-membro da União Europeia, ou com partida de qualquer outro Estado, sempre que o passageiro não tenha recebido qualquer benefício ou indemnização e o voo seja operado por uma transportadora aérea comunitária.
Nesta medida, a transportadora aérea tem a obrigação de prestar assistência aos passageiros se for previsível, em relação à hora programada de partida, que um voo se vai atrasar:
a) em duas horas para todos os voos até 1.500 quilómetros; ou
b) em três horas para todos os voos intracomunitários com mais de 1.500 quilómetros e para todos os outros voos entre 1.500 e 3.500 quilómetros; ou
c) em quatro horas para todos os voos não abrangidos nas alíneas a) e b).
Esta assistência traduz-se na oferta de refeições e de bebidas em proporção razoável ao tempo de espera, duas chamadas telefónicas, telexes, mensagens via fax ou mensagens por correio eletrónico.
Se a hora de partida do voo tiver lugar em dia posterior, deverá a transportadora aérea facultar aos passageiros alojamento em hotel, bem como facilitar o transporte entre o hotel e o aeroporto.
Sempre que o atraso for superior a quatro horas, a transportadora aérea deve oferecer aos passageiros, como opção, o reencaminhamento ao ponto de partida, nos casos em que o atraso se verifique durante uma escala. Deverá, ainda, reembolsar os passageiros, no prazo de sete dias, pelo valor total despendido na compra do bilhete.
O exercício destes direitos não inviabiliza que o passageiro intente uma acção judicial contra a transportadora aérea, com o objetivo de ser ressarcido por outros eventuais danos que tenha sofrido em virtude do atraso do voo.»

artigo publicado na página de internet “Tvi24”
(20 Agosto 2013)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Mais de 72 mil voos com partida de Portugal sofreram perturbações em 2019, afetando cerca de oito milhões de passageiros, dos quais 270 mil têm direito a compensações financeiras das companhias ...