pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Salvador Caetano e a Airbus Military assinam acordo para a construção de duas fábricas

Uma secção de engenharia em Vila Nova de Gaia e uma linha de produção em Ovar

«Assinatura do projecto da Salvador Caetano e da Airbus Military abre a porta a projectos com a Ogma e pequenas e médias empresas (PME) nacionais e poderá criar mais de mil postos de trabalho
O Governo assinou os termos da renegociação do contrato de contrapartidas a EADS (Airbus Military), criando a possibilidade de associar a Salvador Caetano e a empresa europeia ao projecto. Este está avaliado em cerca de 75 milhões de euros e vai criar, segundo Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia e Emprego, “mais de 800 postos de trabalho – 200 directos e 600 na cadeia de fornecimento”.
Desta forma, a aliança entre estas duas empresas vai permitir o fabrico e montagem de componentes aeronáuticos, de elevada capacidade tecnológica e de valor acrescentado. Para a concretização deste projecto, uma fábrica deverá ser construída tendo – segundo o ministério da Economia, uma secção de engenharia em Vila Nova de Gaia e uma linha de produção em Ovar – como finalidade o fabrico de ferramentas industriais e componentes aeronáuticos, como é o caso de estruturas metálicas e peças em materiais compósitos.
O governante aproveitou a assinatura do documento para dar conta que, a este projecto da Salvador Caetano e da Airbus Military, “se juntarmos outros projectos com a Ogma e PME, estamos a falar em valores superiores a cem milhões de euros e mais de mil postos de trabalho” criados.
Esta renegociação revela também uma “aposta muito grande na sinergia” entre o ministério da Economia e o ministério da Defesa Nacional, bem como é um projecto que se “enquadra perfeitamente no nosso desígnio nacional que é reindustrializar o País, apostar no sector produtivo e na exportação”.
Álvaro Santos Pereira classificou ainda estes projectos como “muito importantes” para Portugal uma vez que “se está a falar de um ‘cluster’ de aeronáutica que está” a ser reforçado “em Portugal nos últimos anos”.
Por outro lado, “no âmbito das contrapartidas, achamos que é importante que haja projectos âncora”. Neste sentido, o governo pretende associar “este tipo de projectos a projectos industriais de grande capacidade”, dado que “temos empresas portuguesas com reconhecido valor a participarem e a reforçarem as suas componentes”. Como é o caso do “projecto Caetano” que está “a produzir compósitos para aviões”.
O ministro da Economia revelou também que este investimento de 75 milhões de euros vai ser “repartido”. “A Salvador Caetano vai investir e a Airbus também”, afirmou, clarificando ainda que a “Airbus investe não só no projecto directamente, como também investe na capacitação e na formação do projecto Caetano”.»

Ana Laranjeiro, artigo publicado na página de internet “Negócios Online
(1 Agosto 2012)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«A companhia Indra será um agente essencial na segunda fase do programa Sesar, que consiste na criação de um Céu Único Europeu, ao participar em 25 dos 27 projectos e liderando dois deles, ...