pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

São Tomé – Governo entrega gestão do Aeroporto e Porto à Sonangol

nw-Aeroporto_São_Tomé

São Tomé e Príncipe – O Governo Santomense concessionou à empresa petrolífera angolana, «Sonangol»  o Aeroporto e o Porto de São Tomé, por 30 anos, orçado em 9 milhões de euros.
O Chefe do Executivo, Patrice Trovoada, afirmou que os dois grandes projectos acima referidos são de extrema importância: a requalificação do principal Porto do arquipélago, orçamentado em 3,750 milhões de euros e o Aeroporto Internacional de São Tomé com um investimento de 5,250 mil euros.
«Nós temos o projecto das modificações ao nível do Aerogare, já temos todos os estudos técnicos para a iluminação da pista e também já temos a lista dos equipamentos que vão permitir ajudar à navegação e segurança aéreas», informou Patrice Trovoada.
A intenção do Primeiro-ministro é ter as obras acabadas dentro de oito meses ou depois do lançamento da primeira pedra, para ver o Aeroporto santomense a trabalhar ao nível internacional, sem horário determinado para os voos directos ou em trânsito.

Quando ao Porto situado na Baía de Ana Chaves, já estão em curso algumas obras com máquinas pesadas e, para já, é necessário resolver o problema dos meios, desde os barcos até ao cais das alfandegas.
Neste momento, existem grandes dificuldades no carregamento e descarga dos navios, que levam muito tempo e o Comandante pode cobrar uma taxa de demora. O Governo Santomense tem o objectivo de melhorar estes entraves com esta medida do contrato de concessão assinado com a Sonangol.
Para se obter menos demora com a chegada dos barcos e para os contentores transitarem mais rápido, em cerca de dois a três dias, o Governo aposta nestes dois projectos, gerindo melhor os lucros.

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«A modernização do aeroporto de São Tomé será “uma das principais obras desde a independência” de São Tomé e Príncipe e vai impulsionar o turismo, ...