«A Comissão Europeia (CE) e a TSA assinaram um acordo que prevê o reconhecimento recíproco dos procedimentos de segurança relativos ao transporte aéreo de mercadorias, o qual entrou em vigor no passado dia 1 de junho.
Com este acordo, haverá procedimentos que serão eliminados, com outros a serem alvo de um reforço, com o objetivo de tornar o transporte de carga aérea mais rápido e mais barato. A IATA já se pronunciou sobre este acordo, considerando-o “um evento histórico” para o setor.
Em concreto, os operadores europeus que enviarem mercadorias para os Estados Unidos podem agir segundo as normas da UE, enquanto que os norte-americanos que transportam carga para o espaço europeu podem orientar-se apenas pelas normas dos EUA. Segundo a CE, este acordo poderá ajudar algumas companhias aéreas europeias a reduzir custos em algumas dezenas de milhões de euros por ano.
Registe-se que cerca de 20% das exportações europeias por via aérea têm como destino os EUA.»
artigo publicado na página de internet “Cargo Edições”
(4 Junho 2012)
«A companhia TAP criou, no dia 2 de Janeiro, uma nova empresa, com o objectivo de reforçar a aposta no transporte de mercadorias ...