pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Segurança carga aérea – assinado acordo UE-EUA

«A Comissão Europeia (CE) e a TSA assinaram um acordo que prevê o reconhecimento recíproco dos procedimentos de segurança relativos ao transporte aéreo de mercadorias, o qual entrou em vigor no passado dia 1 de junho.
Com este acordo, haverá procedimentos que serão eliminados, com outros a serem alvo de um reforço, com o objetivo de tornar o transporte de carga aérea mais rápido e mais barato. A IATA já se pronunciou sobre este acordo, considerando-o “um evento histórico” para o setor.
Em concreto, os operadores europeus que enviarem mercadorias para os Estados Unidos podem agir segundo as normas da UE, enquanto que os norte-americanos que transportam carga para o espaço europeu podem orientar-se apenas pelas normas dos EUA. Segundo a CE, este acordo poderá ajudar algumas companhias aéreas europeias a reduzir custos em algumas dezenas de milhões de euros por ano.
Registe-se que cerca de 20% das exportações europeias por via aérea têm como destino os EUA.»

artigo publicado na página de internet “Cargo Edições”
(4 Junho 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«De acordo com os dados agora tornados públicos pela IATA, o mercado de transporte aéreo de mercadorias cresceu 5% no mês de Julho, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. ...