pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

SITA – Aeroportos investem em tecnologia de informação (TI)

De acordo com a pesquisa 2013 SITA/ACI/Airline Business Airport IT Trends Survey realizada pela SITA – líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo -, o investimento dos aeroportos do mundo inteiro em tecnologia da informação (TI) deve chegar a US$ 6 biliões em 2013.
Apesar dos desafios econômicos em algumas regiões, a pesquisa aponta que os aeroportos estão confiantes em relação ao futuro. Aproximadamente 90% dos aeroportos esperam que os seus custos com TI aumentem ou mantenham-se estáveis em 2014, com o foco principal em melhorar a experiência do passageiro. Esse resultado segue uma taxa de crescimento (Compound Annual Growth Rate – CAGR) de 12% no investimento em TI nos últimos três anos, que ultrapassou a taxa CAGR de 2,83% dos aeroportos em receita.
A 10ª pesquisa Anual da SITA, realizada em parceria com o Conselho Internacional dos Aeroportos (ACI) e Companhias Aéreas, mostra que a tecnologia de processamento de passageiros é prioridade para os aeroportos mundiais. No entanto, os aeroportos também estão investindo em tecnologia para melhorar os serviços de informação e de passageiros.
Francesco Violante, CEO da SITA, diz: “Os aeroportos continuam a investir em tecnologia da informação para melhorar seus serviços e suas operações. A pesquisa desse ano mostra que os passageiros estão no centro deste investimento. Como o tráfego de passageiros aumenta a cada ano e os aeroportos visam melhorar a experiência dos mesmos,a tecnologia fornece soluções essenciais para isso, apesar das oscilações nas receitas aeroporto.”
Até 2016, aproximadamente 95% dos aeroportos planeiam investir em aplicativos móveis para fornecer informações de status de voos e também para auxiliar os passageiros a navegar pelo aeroporto. Além disso, 75% dos aeroportos vão oferecer serviços através de mídias sociais para os passageiros em 2016, contra os 56% atuais. E em 2016, os passageiros poderão despachar as bagagens através do autoatendimento, com mais de 80% dos aeroportos mundiais oferecendo impressão de etiquetas de bagagens e assistência para o despacho de bagagens.
A pesquisa também destacou o crescimento do business intelligence (BI), que transforma dados em informações úteis e acionáveis. Cerca de 80% dos aeroportos planejam investir em novas soluções de BI para otimização e gestão de receitas até 2016. O investimento em BI também será direcionado para as operações aeroportuárias, o monitoramento de fluxo de passageiros e a gestão de recursos do aeroporto. Isto é bem coerente, já que os aeroportos declararam usar BI para melhorar a consciência operacional e a experiência do passageiro.
No entanto, de acordo com a pesquisa, ainda há um longo caminho a percorrer antes de os aeroportos alcançarem seus objetivos de BI. Atualmente, apenas 8% dos aeroportos pesquisados atingiram os requisitos de qualidade de dados para suas atuais iniciativas de BI. O acesso e a integração de dados continuarão sendo os desafios para a implementação de soluções de BI nos aeroportos.
A 10a edição SITA Airport IT Trends Survey é baseada nas respostas dos representantes de mais de 255 aeroportos no mundo. O estudo abrange os aeroportos de todas as principais regiões do mundo e representa 54% do tráfego global de passageiros.
*O relatório foi lançado na ACI-Airport Exchange, em Doha.

Fabiola Blaiso, adaptação do texto publicado na página de internet “Segs”
(12 Novembro 2013)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão – no Rio de Janeiro (RJ), inaugurou um sistema de autoatendimento para despacho de bagagens em voos domésticos da Gol Linhas Aéreas. ...