pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

SITA – Aeroportos investem em tecnologia de informação (TI)

De acordo com a pesquisa 2013 SITA/ACI/Airline Business Airport IT Trends Survey realizada pela SITA – líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo -, o investimento dos aeroportos do mundo inteiro em tecnologia da informação (TI) deve chegar a US$ 6 biliões em 2013.
Apesar dos desafios econômicos em algumas regiões, a pesquisa aponta que os aeroportos estão confiantes em relação ao futuro. Aproximadamente 90% dos aeroportos esperam que os seus custos com TI aumentem ou mantenham-se estáveis em 2014, com o foco principal em melhorar a experiência do passageiro. Esse resultado segue uma taxa de crescimento (Compound Annual Growth Rate – CAGR) de 12% no investimento em TI nos últimos três anos, que ultrapassou a taxa CAGR de 2,83% dos aeroportos em receita.
A 10ª pesquisa Anual da SITA, realizada em parceria com o Conselho Internacional dos Aeroportos (ACI) e Companhias Aéreas, mostra que a tecnologia de processamento de passageiros é prioridade para os aeroportos mundiais. No entanto, os aeroportos também estão investindo em tecnologia para melhorar os serviços de informação e de passageiros.
Francesco Violante, CEO da SITA, diz: “Os aeroportos continuam a investir em tecnologia da informação para melhorar seus serviços e suas operações. A pesquisa desse ano mostra que os passageiros estão no centro deste investimento. Como o tráfego de passageiros aumenta a cada ano e os aeroportos visam melhorar a experiência dos mesmos,a tecnologia fornece soluções essenciais para isso, apesar das oscilações nas receitas aeroporto.”
Até 2016, aproximadamente 95% dos aeroportos planeiam investir em aplicativos móveis para fornecer informações de status de voos e também para auxiliar os passageiros a navegar pelo aeroporto. Além disso, 75% dos aeroportos vão oferecer serviços através de mídias sociais para os passageiros em 2016, contra os 56% atuais. E em 2016, os passageiros poderão despachar as bagagens através do autoatendimento, com mais de 80% dos aeroportos mundiais oferecendo impressão de etiquetas de bagagens e assistência para o despacho de bagagens.
A pesquisa também destacou o crescimento do business intelligence (BI), que transforma dados em informações úteis e acionáveis. Cerca de 80% dos aeroportos planejam investir em novas soluções de BI para otimização e gestão de receitas até 2016. O investimento em BI também será direcionado para as operações aeroportuárias, o monitoramento de fluxo de passageiros e a gestão de recursos do aeroporto. Isto é bem coerente, já que os aeroportos declararam usar BI para melhorar a consciência operacional e a experiência do passageiro.
No entanto, de acordo com a pesquisa, ainda há um longo caminho a percorrer antes de os aeroportos alcançarem seus objetivos de BI. Atualmente, apenas 8% dos aeroportos pesquisados atingiram os requisitos de qualidade de dados para suas atuais iniciativas de BI. O acesso e a integração de dados continuarão sendo os desafios para a implementação de soluções de BI nos aeroportos.
A 10a edição SITA Airport IT Trends Survey é baseada nas respostas dos representantes de mais de 255 aeroportos no mundo. O estudo abrange os aeroportos de todas as principais regiões do mundo e representa 54% do tráfego global de passageiros.
*O relatório foi lançado na ACI-Airport Exchange, em Doha.

Fabiola Blaiso, adaptação do texto publicado na página de internet “Segs”
(12 Novembro 2013)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

A Egyptian Airports Company (EAC) escolheu a SITA como parceira de tecnologia para o programa de modernização da TI do aeroporto para os cinco maiores aeroportos do Egito. A EAC utiliza uma combinação de ...