pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

SITA aponta que aeroportos têm investido em TI

Dados da 7ª Pesquisa de Tendências de TI para Aeroportos da Sita apontam que os aeroportos mantiveram os investimentos na infraestrutura de TI durante a época baixa, enquanto aguardam aumento no número de passageiros. Investimento como percentual da receita subiu para 3,6% em 2009 e 78% dos aeroportos esperam que estes orçamentos permaneçam iguais ou mesmo aumentem em 2011.
No retorno destes investimentos, a tecnologia é desafiada a dar o retorno com reduções de custo e eficiência ainda maiores. A pesquisa foi baseada nas respostas de 128 aeroportos, representando a visão de 220 aeroportos ao redor do mundo.
O estudo também mostra que o serviço de auto check-in amadureceu e 60% dos que responderam já disponibilizando quiosques, sendo que 55% destes planeiam implementar quiosques adicionais. Outros 26%, predominantemente os aeroportos menores, planeiam introduzir quiosques até 2013. No entanto, quiosques não são usados somente para o check-in.
Metade dos entrevistados têm projectos de introduzir novos serviços, como por exemplo a marcação de bagagens, transferência de voos e controlo de passaportes por scanner, até 2013. Os aeroportos também já iniciaram o uso de  portas automáticas para auto-embarque, automatizando o processamento de passageiros e os pontos de controlo de segurança, ambos com vista a reduzir tempo de espera e aumentar a velocidade do processo como um todo.

adaptação do texto publicado na página de internet “Panrotas”
(8 Novembro 2010)

SITA Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas, é uma empresa multinacional de tecnologias de informação ( TI ), especializada em serviços direccionados para a indústria da aviação.

Versão inglesa

Investment in IT infrastructure prepares airports for rising passenger numbers

Artigos relacionados

Mais em Notícias (11º de 779 artigos)

De acordo com a pesquisa 2013 SITA/ACI/Airline Business Airport IT Trends Survey realizada pela SITA – líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo -, o investimento dos ...