pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias, Curiosidades

TAP transporta cinco águias-pesqueiras

nw-Águia_pesqueira

«A TAP transportou recentemente cinco águias-pesqueiras entre Helsínquia e Lisboa, participando no Projecto de Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal.
A águia pesqueira que desapareceu de Portugal em 2002 foi desembarcada em Lisboa, “de acordo com todos os procedimentos designados para o transporte deste tipo de animais, extremamente delicados.
A equipa da TAP Cargo acompanhou, desde o início, esta minuciosa operação de transporte, garantindo o sucesso da viagem”, diz a TAP em comunicado, acrescentando que as águias “estão já na Herdade do Rocão, no Alqueva, também parceiro neste projecto, onde deverão permanecer nos próximos cinco anos”.
O projecto de Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal é desenvolvido pelo CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, em conjunto com a EDP e a colaboração do ICNB – Instituto da Conservação da Natureza.
“Portugal mantém condições de habitat muito favoráveis para a espécie, incluindo não só a costa rochosa que constituiu o seu último reduto, como também algumas zonas húmidas estuarinas e albufeiras de barragens. Assim, é possível assegurar a criação de um núcleo reprodutor inicial, a partir do qual se pode promover a recolonização progressiva das áreas históricas de ocorrência da espécie”.»

artigo publicado na página de internet “Preestur”
(22 Julho 2011)

Artigos relacionados

Mais em Curiosidades, Notícias (852º de 852 artigos)

A NAV Portugal registou esta segunda-feira, dia 4 de abril, pelas 5h41 da madrugada, uma falha no sistema de gestão de tráfego aéreo que obrigou à activação das medidas previstas para situações desta ...