pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Turquia – Istambul terá o maior aeroporto do mundo a partir de 2016

«O terceiro aeroporto de Istambul, cuja construção deverá arrancar em 2015, terá capacidade para 150 milhões de passageiros por ano, o que fará da infraestrutura a maior do mundo, de acordo com os planos divulgados hoje pelo Governo turco.
“O terceiro aeroporto será construído na margem do Mar Negro, entre as povoações de Yeniköy e Akpinar, e terá uma extensão de 90 milhões de metros quadrados”, disse o ministro dos Transportes da Turquia, Binali Yildirim, citado pela agência de notícias EFE.
O governante concretizou hoje a localização exata da futura infraestrutura, a cerca de 35 quilómetros a noroeste do centro de Istambul, que terá cinco ou seis pistas e poderá receber 150 milhões de passageiros anualmente.
A construção do aeroporto arranca em 2015 e uma parte poderá estar em funções no ano seguinte, avançou.
Numa primeira fase, o aeroporto “apenas” terá capacidade para 100 milhões de passageiros, um valor ainda assim acima do aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, que atualmente é o maior do mundo, depois de, em 2011, ter registado 92 milhões de passageiros.
A capital turca tem atualmente dois aeroportos: Ataturk, que transporta cerca de 37 milhões de passageiros por ano, e Sabiha Gökçen, do lado asiático, com 12 milhões de passageiros, apesar capacidade para duplicar este número.»

artigo publicado na página de internet “Ionline”
(19 Novembro 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

Dubai quer ser a casa do maior aeroporto do mundo. O Al Maktoum International Airport (IATA: DWC) localizado em Jebel Ali (37 km a sudoeste) no Dubai, Emirados Árabes Unidos, foi inaugurado em 27 de Junho de ...