pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Universidade do Minho cria academia de aeronáutica

«A Universidade do Minho (UMinho) está a criar uma academia de ciências aeronáuticas para a formação de pilotos em “contexto universitário” e para desenvolver investigação na área da aeronáutica.
Em entrevista à agência Lusa, o vice-reitor da UMinho, José Mendes, explicou que o objetivo da instituição é “arrancar” com o curso de piloto até ao final do ano, que terá um custo de cerca 50 mil euros para o aluno.
A criação da UMASA, University of Minho Aeronautical Sciences Academy, é uma parceria entre a UMInho, a Câmara Municipal de Braga e o Instituto de Formação Aeronáutica (IFA).
“O objetivo deste projeto é formar pilotos de linha áerea, mas em contexto académico. Não há nenhum curso destes em Portugal a decorrer numa universidade. Esta é a nossa inovação”, afirmou José Mendes.
No entanto, salientou, “não se trata de uma licenciatura”.
O curso será composto por duas vertentes: a teórica, preenchida com 750 horas, a ministrar na UMinho, e uma prática, de 195 horas, numa parceria com o IFA.
“Os exames serão feitos por entidades externas, certificadas para isso, pelo que este será um curso com reconhecimento na formação de pilotos para a aviação civil. Não é uma escola de pilotos privados, mas sim para formar profissionais”, explanou o responsável.
Para ingressar neste novo curso da universidade minhota é necessário ter o 12.º ano concluído, conhecimentos de Matemática e Física, assim como de Inglês, uma vez que as aulas serão dadas nesta língua.
“Queremos ter também alunos de outros países a formarem-se pilotos aqui em Braga”, justificou o vice-reitor, que deu ainda conta de que “haverá cursos de preparação nas disciplinas em que se exige conhecimentos”, uma vez que “os candidatos terão que realizar uma prova de ingresso”.
Além da formação, a futura academia terá, numa segunda fase, uma “forte” componente de investigação.
“A Uminho tem a componente de investigação muito patente na sua ação e esta academia não fugirá a esse objetivo. Pretendemos que seja também um polo de investigação da engenharia aeronáutica, engenharia de materiais, entre outras”, explanou José Mendes.
A Câmara Municipal de Braga é um dos parceiros da academia minhota, tendo já cedido o aeródromo da Palmeira para o projeto. Esta cedência foi aprovada na última reunião do executivo camarário.
A apresentação oficial da UMASA vai ser feita na quarta-feira, em conferência de imprensa, na UMinho.»

artigo publicado na página de internet “Rtp Noticias
(24 Julho 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

A Global Flight School tem como objetivo formar profissionais de referência e colocá-los a voar através de uma formação aeronáutica criada por uma equipa de pilotos com vasta e sólida experiência. ...