pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Voo Londres – Beja – Londres começa dia 22 e vai durar 6 meses

Voo de Beja para Londres a partir de dia 22 de Maio
Beja

«O voo inaugural da primeira operação comercial de voos “charter” no aeroporto de Beja, que irá ligar semanalmente Londres e Beja até outubro, realiza-se domingo com lotação esgotada, sobretudo por uma “comitiva especial” e quatro turistas.
O aeroporto de Beja, a operar desde 13 de abril, quando se realizou o voo inaugural até Cabo Verde, recebe no domingo o primeiro de 44 voos “charter” das 22 operações que o operador turístico britânico Sunvil irá realizar até 16 de outubro entre o aeroporto de Heathrow, o principal de Londres, e o de Beja.
Cada operação irá realizar-se ao domingo e incluirá dois voos, um Heathrow-Beja e outro Beja-Heathrow, que irão decorrer num avião Embraer da companhia aérea British Midland International (BMI) com 49 lugares.
O voo de domingo está lotado e partirá do aeroporto de Heathrow às 06:00 e chegará ao de Beja às 08:55, disse hoje à Lusa o porta-voz da ANA – Aeroportos de Portugal, Rui Oliveira.
Segundo o responsável, o avião chegará a Beja com 49 passageiros, entre os quais quatro turistas, que compraram pacotes turísticos no Alentejo que o Sunvil está a comercializar no Reino Unido.
Os restantes 45 passageiros integram uma “comitiva especial” composta por seis jornalistas, 19 agentes de viagens, quadros do Sunvil e representantes da equipa da Turismo de Portugal em Londres.
A ANA e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo prepararam um programa para os membros da comitiva conhecerem no domingo as cidades de Évora e Beja, onde irão visitar monumentos e degustar pratos e vinhos do Alentejo.
Após o programa, os 45 passageiros da comitiva regressarão a Londres ao final da tarde de domingo, num voo que irá partir às 17:00 do aeroporto de Beja e chegar às 19:55 ao de Heathrow.
No domingo, a segurança do aeroporto de Beja será garantida pela PSP e pela GNR e o serviço de “handling” dos passageiros será assegurado pela empresa Portway, que opera nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.
Nas próximas 21 operações do Sunvil aos domingos, os voos “charters” irão partir às 06:00 do aeroporto de Heathrow e chegar às 08:55 ao de Beja.
O voo de regresso irá partir às 09:25 do aeroporto de Beja e chegar às 12:20 ao de Heathrow.
Através da operação do Sunvil, qualquer turista também podem viajar para Londres a partir do aeroporto de Beja e até ao de Heathrow, comprando bilhete só de ida ou de ida e volta e para estadias de sete ou 14 noites.
Segundo a ANA, a certificação do aeroporto de Beja deverá ficar concluída no segundo semestre de 2011 e os voos previstos até ao final deste ano são os da operação do Sunvil.
No entanto, segundo Rui Oliveira, entre os voos, o aeroporto de Beja “não está fechado”, mas sim “funcional” para “estacionamento de aeronaves, caso seja necessário”.
As ligações do Sunvil constituem a primeira operação comercial de voos “charter” no aeroporto de Beja, mas a segunda comercial de voos na infraestrutura, já que a primeira realizou-se em abril, foi promovida pela Câmara de Ferreira do Alentejo e incluiu uma viagem de ida e volta entre Beja e Cabo Verde.»

artigo publicado no jornal “I Informações”
(20 Maio 2011)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (366º de 779 artigos)

«A operação de 31 voos “charter” prevista para este ano entre os aeroportos de Dusseldorf e Beja, para transportar turistas da Alemanha para o Alentejo, só deverá realizar-se em 2013, ...