pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Voo Londres – Beja – Londres começa dia 22 e vai durar 6 meses

Voo de Beja para Londres a partir de dia 22 de Maio
Beja

«O voo inaugural da primeira operação comercial de voos “charter” no aeroporto de Beja, que irá ligar semanalmente Londres e Beja até outubro, realiza-se domingo com lotação esgotada, sobretudo por uma “comitiva especial” e quatro turistas.
O aeroporto de Beja, a operar desde 13 de abril, quando se realizou o voo inaugural até Cabo Verde, recebe no domingo o primeiro de 44 voos “charter” das 22 operações que o operador turístico britânico Sunvil irá realizar até 16 de outubro entre o aeroporto de Heathrow, o principal de Londres, e o de Beja.
Cada operação irá realizar-se ao domingo e incluirá dois voos, um Heathrow-Beja e outro Beja-Heathrow, que irão decorrer num avião Embraer da companhia aérea British Midland International (BMI) com 49 lugares.
O voo de domingo está lotado e partirá do aeroporto de Heathrow às 06:00 e chegará ao de Beja às 08:55, disse hoje à Lusa o porta-voz da ANA – Aeroportos de Portugal, Rui Oliveira.
Segundo o responsável, o avião chegará a Beja com 49 passageiros, entre os quais quatro turistas, que compraram pacotes turísticos no Alentejo que o Sunvil está a comercializar no Reino Unido.
Os restantes 45 passageiros integram uma “comitiva especial” composta por seis jornalistas, 19 agentes de viagens, quadros do Sunvil e representantes da equipa da Turismo de Portugal em Londres.
A ANA e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo prepararam um programa para os membros da comitiva conhecerem no domingo as cidades de Évora e Beja, onde irão visitar monumentos e degustar pratos e vinhos do Alentejo.
Após o programa, os 45 passageiros da comitiva regressarão a Londres ao final da tarde de domingo, num voo que irá partir às 17:00 do aeroporto de Beja e chegar às 19:55 ao de Heathrow.
No domingo, a segurança do aeroporto de Beja será garantida pela PSP e pela GNR e o serviço de “handling” dos passageiros será assegurado pela empresa Portway, que opera nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.
Nas próximas 21 operações do Sunvil aos domingos, os voos “charters” irão partir às 06:00 do aeroporto de Heathrow e chegar às 08:55 ao de Beja.
O voo de regresso irá partir às 09:25 do aeroporto de Beja e chegar às 12:20 ao de Heathrow.
Através da operação do Sunvil, qualquer turista também podem viajar para Londres a partir do aeroporto de Beja e até ao de Heathrow, comprando bilhete só de ida ou de ida e volta e para estadias de sete ou 14 noites.
Segundo a ANA, a certificação do aeroporto de Beja deverá ficar concluída no segundo semestre de 2011 e os voos previstos até ao final deste ano são os da operação do Sunvil.
No entanto, segundo Rui Oliveira, entre os voos, o aeroporto de Beja “não está fechado”, mas sim “funcional” para “estacionamento de aeronaves, caso seja necessário”.
As ligações do Sunvil constituem a primeira operação comercial de voos “charter” no aeroporto de Beja, mas a segunda comercial de voos na infraestrutura, já que a primeira realizou-se em abril, foi promovida pela Câmara de Ferreira do Alentejo e incluiu uma viagem de ida e volta entre Beja e Cabo Verde.»

artigo publicado no jornal “I Informações”
(20 Maio 2011)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

Depois do Sporting, que aterrou esta quinta-feira no Terminal Civil Aeronáutico de Beja (TCBeja), será a vez do Campeão Nacional fazer o regresso ao país pelo Alentejo, ...