pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Lufthansa vai criar quatro mil postos de trabalho na Alemanha

«A companhia aérea alemã Lufthansa vai criar quatro mil empregos na Alemanha este ano, afirmou o novo responsável da empresa, Christoph Franz. Ler mais…

Curiosidades

Evolução do Transporte Aéreo no Aeroporto de Lisboa e Porto [1990 –2009]

Estudo feito pelo Instituto Nacional de Aviação Civil ( INAC ) sobre a evolução do transporte aéreo do aeroporto de Lisboa e Porto no período 1990-2009, divulgado hoje ( 30 dez 2010)

Evolução do Transporte Aéreo no Aeroporto da Portela Lisboa [1990 –2009]

Em síntese, destacam‐se cinco pontos principais:
1. O número de passageiros aumentou 2,5 vezes em vinte anos, a uma taxa de crescimento médio anual de 5%;
2. O aumento do volume de tráfego não se reflectiu no aumento do número de rotas, mas dispersou‐se entre um maior número de rotas operadas por voos regulares; Ler mais…

Notícias

Liberalização do controlo aéreo em Espanha arranca em 13 aeroportos

«O processo de liberalização dos serviços de controlo de tráfego aéreo em Espanha arrancou hoje em 13 aeroportos, devendo estar concluído dentro de 12 meses, anuncia o Ministério do Fomento.
A ordem do Ministério do Fomento, que permite a privatização de serviços de controlo de tráfego aéreo nos 13 aeroportos escolhidos foi publicada hoje no Boletim Oficial de Estado. Ler mais…

Notícias

Londres quer multar aeroportos por má gestão

«O Executivo britânico quer que o caos aéreo seja da responsabilidade dos aeroportos.
O governo britânico está a preparar novas leis que irão permitir às autoridades reguladoras multar os aeroportos pelas perturbações verificadas nos transportes aéreos, Ler mais…

Notícias

Forças Armadas complicam negócio da TAP no Brasil

«Contrato da VEM com o Governo brasileiro, a grande expectativa para 2010, ainda não aconteceu e os sindicatos ameaçam com greves
Deficitária desde o ano em que a TAP a comprou, a VEM, unidade de manutenção que o grupo português adquiriu no Brasil, no final de 2005, vai aumentar os prejuízos este ano. As atenções estavam voltadas para um contrato com as Forças Armadas brasileiras, que já não vai acontecer em 2010. Ler mais…

Notícias

Nevão força companhias a anular centenas de voos nos EUA

«Uma tempestade de neve na costa Leste dos Estados Unidos obrigou as companhias aéreas a anular centenas de voos com partidas dos aeroportos de Nova Iorque, Filadélfia e Boston. Ler mais…

Recortes

Suspensão de voos da frota 777-200, da Transportadora Aérea Angolana (TAAG) constitui manchete da semana

«Luanda – A decisão da Transportadora Aérea Angolana (TAAG) em suspender todos os voos dos seus aviões da frota 777-200 ER, na sequência de dois incidentes similares ocorridos no espaço de 17 dias, dominou o noticiário económico dos últimos sete dias.
Em comunicado de imprensa, a companhia nacional de bandeira informa que o primeiro incidente aconteceu no dia seis do mês em curso, em Lisboa (Portugal), com uma aeronave do tipo 777-200, que efectuou uma aterragem de emergência, no Aeroporto de Portela, com 122 passageiros a bordo, devido à uma vibração no reactor direito.
Ler mais…

Notícias

CEO de Heathrow assume culpa do caos aéreo

«A BAA, que opera o aeroporto londrino, investiu apenas 588 mil euros em equipamentos anti-neve.
O ‘chief executive officer’ da BAA, a empresa que gere o aeroporto londrino de Heathrow e pertence à espanhola Ferrovial, Colin Matthews, decidiu ontem assumir total responsabilidade pelo caos dos últimos dias no segundo aeroporto mais movimentado do mundo, provocado pela neve. “Tivemos condições inaceitáveis para os passageiros nos últimos dias. Sou responsável e decidi que vou renunciar ao meu bónus relativo a 2010”, disse Matthews em conferência de imprensa.
Ler mais…