pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Nevão força companhias a anular centenas de voos nos EUA

«Uma tempestade de neve na costa Leste dos Estados Unidos obrigou as companhias aéreas a anular centenas de voos com partidas dos aeroportos de Nova Iorque, Filadélfia e Boston. Ler mais…

Recortes

Suspensão de voos da frota 777-200, da Transportadora Aérea Angolana (TAAG) constitui manchete da semana

«Luanda – A decisão da Transportadora Aérea Angolana (TAAG) em suspender todos os voos dos seus aviões da frota 777-200 ER, na sequência de dois incidentes similares ocorridos no espaço de 17 dias, dominou o noticiário económico dos últimos sete dias.
Em comunicado de imprensa, a companhia nacional de bandeira informa que o primeiro incidente aconteceu no dia seis do mês em curso, em Lisboa (Portugal), com uma aeronave do tipo 777-200, que efectuou uma aterragem de emergência, no Aeroporto de Portela, com 122 passageiros a bordo, devido à uma vibração no reactor direito.
Ler mais…

Notícias

CEO de Heathrow assume culpa do caos aéreo

«A BAA, que opera o aeroporto londrino, investiu apenas 588 mil euros em equipamentos anti-neve.
O ‘chief executive officer’ da BAA, a empresa que gere o aeroporto londrino de Heathrow e pertence à espanhola Ferrovial, Colin Matthews, decidiu ontem assumir total responsabilidade pelo caos dos últimos dias no segundo aeroporto mais movimentado do mundo, provocado pela neve. “Tivemos condições inaceitáveis para os passageiros nos últimos dias. Sou responsável e decidi que vou renunciar ao meu bónus relativo a 2010”, disse Matthews em conferência de imprensa.
Ler mais…

Notícias

Comissão Europeia diz que caos nos aeroportos é inaceitável

«Comissário dos Transportes lamenta inexistência de medidas preventivas e admitiu criar legislação que possa ultrapassar os condicionalismos do mau tempo.
O comissário europeu para os Transportes considera lamentável o caos que se verifica nos aeroportos devido à queda de neve.
Siim Kalas mostrou-se preocupado com os milhares de pessoas que acabaram por não sair de terra e lamentou a inexistência de medidas preventivas.
O comissário Europeu admitiu por isso criar uma legislação que obrigue os aeroportos a ter infra-estruturas que possam ultrapassar os condicionalismos do mau tempo e dá como exemplo os aeroportos do Norte da Europa.
Siim Kalas disse ainda que já agendou reuniões, nos próximos dias, com representantes do sector aeroportuário europeu para exigir explicações.»

artigo publicado na página de internet “Rr Renascença”
(21 Dezembro 2010)

Notícias, Curiosidades

Ranking das maiores companhias de aviação dominado pela Ásia

Dados da IATA

«A Ásia está a ganhar mais terreno na indústria aérea. Uma tendência que é visível nos indicadores de tráfego, mas também no ranking das maiores transportadoras, liderado pela Air China.
Em termos de capitalização, a Air China é, de acordo com dados divulgados hoje pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), a maior companhia de aviação do mundo, valendo 20 mil milhões de dólares (14,9 mil milhões de euros, ao câmbio actual). Ler mais…

Notícias

Os principais desafios da aviação comercial nos próximos anos

Conferência da IATA

«Fusões e aquisições, conjuntura económica e ambiente são algumas das palavras de ordem de uma indústria que não vai conseguir manter a rota de recuperação em 2011.
Depois de um ano negro em 2009, este ano as companhias de aviação vão atingir lucros globais de 11,2 mil milhões de euros. O crescimento travará, novamente, em 2011, ano em que os resultados vão cair para 6,8 mil milhões de euros, de acordo com previsões divulgadas hoje pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA). Ler mais…

Notícias

Aeroporto de Pequim é o segundo mais movimentado do mundo 74 milhões de passageiros em 2010

«Pequim, 12 dez (Lusa) — O número de passageiros recebidos este ano no Aeroporto Internacional de Pequim devera atingirá os 74 milhões, tornando-o o segundo mais movimentado do mundo, disse hoje a imprensa oficial.
O movimento traduz um aumento de cerca de 15 por cento em relação a 2009, quando Pequim chegou ao terceiro lugar, a seguir ao Aeroporto Jackson –Atlanta, EUA (88 milhões de passageiros) e Londres-Heathrow (66 milhões).
O passageiro 70 milhões do Aeroporto Internacional de Pequim chegou quinta-feira à noite e se a média diária se mantiver (cerca de 204.000), até ao final do ano chegarão mais quatro milhões.»

António Caeiro, artigo publicado na página de internet “Lusa”
(12 Dezembro 2010)

Notícias

Países lusófonos reclamam maior cooperação para qualificação de recursos humanos aeroportuários

«Macau, China, 09 dez (Lusa) – Os países lusófonos membros do Fórum Macau realçaram hoje, num seminário conjunto com a China, a necessidade de reforçarem a cooperação para a qualificação dos recursos humanos aeroportuários, para que possam responder eficazmente aos avanços tecnológicos.
O director geral do departamento de aeroportos da Autoridade de Aviação Civil da China, Qin Zhanggao, abriu o seminário da 3.ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa, em Macau, admitindo que na “maioria dos aeroportos chineses é necessária uma melhoria da qualidade do serviço”.
A falta de recursos humanos qualificados” é o principal factor do estrangulamento do desenvolvimento da aviação civil, apontou o responsável. Ler mais…