pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Recortes

Aeroporto de Beja ainda não está operacional quatro anos depois do arranque

«…Bastante atrasado está o aeroporto de Beja (apelidado de “aeroporto low cost”, pelo ex-ministro das Obras Públicas Mário Lino, por envolver “apenas” um investimento de 33 milhões de euros) em cuja pista ainda não aterram aviões, contrariamente ao prometido pelo Governo. A primeira data para o início de operações foi … 2008; depois, Setembro de 2009; e, a seguir, o primeiro trimestre de 2010, depois de concluídas as infraestruturas. No entanto, só em Agosto é que o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) aprovou a utilização da pista para “operações de voos domésticos sem passageiros, para efeitos de estacionamento, manutenção ou outras actividades, com utilização exclusiva de infraestruturas militares” e em condições “a divulgar”.
A demora tem sido acompanhada pelo “engordar” da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), cujo futuro ainda é incerto, uma vez que a concessão do aeroporto foi atribuída à ANA. Mas os encargos com pessoal superaram os 980 mil euros nos últimos quatro anos, tendo crescido de 202 mil euros, em 2008, para 271 mil, em 2009 (+ 34%).
A EDAB foi criada em 2000 e tem accionista maioritária a Direcção-Geral do Tesouro (82,5%), estando o restante capital distribuído por autarquias e empresários e outros organismos públicos.
O presidente do conselho de administração, José Ernesto Queiroz, abdicou dos 5 mil euros mensais a que teria direito, incluindo salário e despesas de representação, para auferir a remuneração “correspondente ao local de origem – TAP -, o qual é abonado por esta empresa”. Já um vogal executivo da EDAB obteve em 2009 remunerações de 75 mil euros, incluindo salários, despesas de representação, descontos para a Segurança Social, viatura e pagamento de telemóvel.»

Luís Maneta, texto publicado no jornal “Dn Economia
(1 Novembro 2010)

Artigos relacionados

Mais em Recortes (29º de 29 artigos)

«A companhia aérea privada Hi Fly vai estacionar dois aviões Airbus no aeroporto de Beja, na sequência da estratégia da ANA para promover a utilização da infra-estrutura para estacionamentos de ...