pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Recortes

Avião solar realizou 1º voo nocturno

Uma aeronave experimental movida a energia solar aterrou na manhã de hoje (horário local) na Suíça, após completar um voo histórico de 26 horas. O avião Solar Impulse, pilotado por Andre Borschberg, fez uma aterragem  na base aérea de Payerne, no oeste suíço, três horas após o nascer do sol. “É a primeira vez na história que um avião solar voou durante a noite”, disse o chefe da equipe, Bertrand Piccard.
A avançada aeronave descolou de Payerne na madrugada de ontem, na primeira tentativa de fazer um voo totalmente baseado em energia solar, mas enfrentando também as horas de escuridão, mantendo o avião no ar durante um dia e uma noite. O voo noturno foi possível graças à energia carregada nas baterias da aeronave, durante as 14 horas de voo diurno. O avião tem 12 mil células solares nas  asas, que são do tamanho das de um Airbus 340.
Piccard revelou hoje que a aeronave superou o período nocturno com três horas de energia ainda disponível, uma margem bem maior que a estimada. Ele espera conseguir promover voos transatlânticos entre 2013 e 2014.
O primeiro protótipo, com a forma de uma libélula gigante, tem uma asa de 63 metros. As células solares e quase meia tonelada de baterias fornecem energia para quatro pequenos motores elétricos e garantem ao avião “a potência de uma scooter”, como define a equipe envolvida. A aeronave pesa menos que um carro Sedan.

adaptação do texto publicado na página de internet “Estadão Internacional”
(8 Julho 2010)



Artigos relacionados

Mais em Recortes (29º de 29 artigos)

«A ilha Ta’u, na Samoa americana, vai ter a eletricidade dependente do sol. O projeto é da Tesla, a empresa que comprou a SolarCity. ...