Aeroporto Escola
A indústria da aviação enfrenta um crescimento contínuo, com a Boeing prevendo a necessidade de 2,4 milhões de novos profissionais até 2044 para satisfazer a procura global e substituir trabalhadores reformados. A falta de mão de obra qualificada é um desafio crítico, especialmente para pilotos, técnicos de manutenção e pessoal de cabina, impulsionando a necessidade de formação avançada.(Vista geral de IA)
ANAC, Portugal
As Tuas Asas começam aqui
“As Tuas Asas começam aqui” é uma campanha criada pela ANAC e com a participação e envolvimento dos parceiros aderentes. O conceito central desta campanha, “O Sonho começa aqui. Ganha Asas. Voa.”, pretende apresentar a aviação como um setor a considerar para desempenhar uma profissão, mas também como um universo de possibilidades; visa inspirar e motivar as novas gerações a explorar as oportunidades para todos no setor da aviação através de uma abordagem inclusiva e inovadora que procura envolver a comunidade educativa e o público em geral e despertar o interesse por um setor vital para a sociedade, sempre em transformação.
Brasil – Escola Superior do Ar
Em 2015, durante a construção do Aeroporto Catarina, primeiro aeroporto executivo brasileiro, nosso CEO, o Cmt Francisco Lyra, que, além de piloto, também é autor do projeto de criação do aeroporto, identificou a necessidade de formação de profissionais aeroportuários e que isso poderia ser resolvido pela implantação de um projeto inédito que é o de “AEROPORTO ESCOLA”.
Com o amadurecimento da criação da Escola Superior do Ar, passamos a preparar a implantação do conceito pesquisando outros semelhantes para embasar sua viabilidade e identificamos alguns que de fato atraíam os alunos pois proporcionavam conexão da “sala de aulas” com o “mundo real”.
Da área da saúde deparamos com o conceito de “HOSPITAL ESCOLA”, que é praticado por muitos cursos da área da saúde, em especial nos cursos de medicina onde, nos dois últimos anos do curso, os alunos passam a vivenciar e trabalhar dentro de hospitais.
Outro conceito semelhante é o de “HOTEL ESCOLA” onde o estudante passa a vivenciar experiências profissionais dentro de um hotel pois se torna funcionário e o funcionário se torna aluno para que as experiências possam ser compartilhadas e avaliadas.
Na Marinha do Brasil, de forma semelhante, foi criado o conceito de “NAVIO ESCOLA”, que é empregado na fase final da formação dos futuros oficiais. Um dos navios é preparado com recursos instrucionais de modo a proporcionar a formação prática e consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação na Escola Naval.
Mas, e o conceito “AEROPORTO ESCOLA” ?
Ainda durante a construção do Aeroporto Catarina, a ideia era a de aliar o conteúdo teórico com aulas práticas para suprir a carência do setor e sua previsão era a de implantar no próprio Aeroporto, mas, com o tempo e amadurecimento do projeto, optou-se por ofertar cursos de várias áreas de conhecimento, onde todos poderiam proporcionar formação em uma das áreas de atuação dentro do aeroporto.
Dentro desta linha de pensamentos, surgiu e está sendo implantado o conceito de “AEROPORTO ESCOLA” por meio da Escola Superior do Ar. Pelo conceito, em todos os cursos ofertados pela instituição, os alunos terão oportunidades ímpares de vivenciar o dia-a-dia dos principais aeroportos brasileiros, especialmente no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos e Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por meio de visitas, estágios disponibilizados por parceiros, participação de fóruns e acompanhamento de atividades profissionais, possibilitando integrar os alunos à realidade.
Carreiras na aviação atraem estudantes
“Aeroporto escola” em Portugal um desafio




