pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Tráfego Aéreo, Europa

Céu Único Europeu – A espanhola Indra liderará dois projectos do Sesar 2020

«A companhia Indra será um agente essencial na segunda fase do programa Sesar, que consiste na criação de um Céu Único Europeu, ao participar em 25 dos 27 projectos e liderando dois deles,

envolvendo um montante global de 30 milhões de euros. O programa Sesar é, no âmbito da investigação e desenvolvimento do tráfego aéreo, um dos projectos mais ambiciosos de sempre.
«Este projecto tem transformado a forma como se voa no continente, multiplicando a eficiência, a segurança, a pontualidade e a comodidade do passageiro», explicou, através da divulgação de um comunicado, a espanhola Indra. A primeira fase do programa foi terminada em 2016, sendo agora a altura de desenvolver a fase complementar – denominada Sesar 2020 – durante os próximos cinco anos.
Nesta segunda fase, proceder-se-á ao desenvolvimento do projecto em dois grandes blocos: o primeiro ocorrerá entre 2017 e 2019 e o segundo entre 2019 e 2021; com a adjudicação dos novos contratos, a Indra reforçou a sua posição no projecto impulsionado pela Comissão Europeia e com o contributo importante da Eurocontrol. A Indra irá liderar dois projectos, um ligado ao desenvolvimento de um sistema de gestão do tráfego aéreo através de trajectórias 4D e outro referente ao desenvolvimento de serviços comuns que interligarão todos os agentes europeus no que toca à gestão de voos (tanto civis como militares).
O primeiro projecto incidirá essencialmente no aumento da precisão dos voos e no incremento das condições de previsibilidade das rotas (mais directas) e horários, enquanto o segundo projecto liderado pela companhia espanhola concentrar-se-á na partilha de dados e interligação de informação, envolvendo todos os participantes do sistema aéreo europeu. «Estes serviços facilitam a gestão do tráfego, tornando-o mais fluído, gerando importantes reduções de custos», explicou a empresa.»

artigo publicado na revista “Cargo Edições
(24 Janeiro 2017)

Artigos relacionados

Mais em Europa, Tráfego Aéreo (63º de 394 artigos)

«Através da divisão ITA Software, a Indra firmou um acordo de colaboração com a Google para o fornecimento de serviços de pricing e shopping. A companhia anunciou que o acordo tem uma vigência ...