pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Tráfego Aéreo, Europa

Espanha – A Indra,multinacional de Consultadoria e Tecnologia, na gestão de tráfego aéreo na Alemanha e Holanda

O que são o iCAS e o iTEC?

«A Indra foi escolhida para implementar os sistemas de nova geração que irão gerir o tráfego aéreo da Alemanha e da Holanda,

tendo recolhido a preferência tanto da DFS (entidade responsável pelo controlo de tráfego aéreo na Alemanha) como da LVNL (responsável pelo controlo de tráfego aéreo na Holanda).
Assim, os acordos foram assinados no passado dia 27 de outubro, na sede da LVNL em Schiphol, Amsterdão – com os dois contratos, as duas entidades confiam à Indra o desenvolvimento e a colocação em serviço dos sistemas de gestão do tráfego aéreo denominados iCAS (iTEC Centre Automation System), nos centros de controlo da Alemanha e no de Amsterdão, na Holanda.
Com a assinatura destes contratos inicia-se a fase II do projeto iCAS, que tem como objetivo dotar os centros e controlo que gerem o espaço aéreo inferior com uma solução de última geração para gerir o tráfego que têm sob a sua responsabilidade. Este sistema complementa a solução que a Indra implementará no Centro de Controlo do Espaço Aéreo Superior de Karlsruhe na Alemanha, a partir do qual a DFS gere os voos acima dos 24.500 pés ou 7,5 km em grande parte da Alemanha. A fase I do iCAS substituirá o sistema P1/VAFORIT, também fornecido pela Indra, que a DFS colocou em operação em dezembro de 2010 e que gere uma grande parte dos voos em rota na Alemanha.
Os novos acordos reforçam os laços de cooperação da aliança internacional iTEC em geral e entre a DFS e a LVNL em particular, ao impulsionar o desenvolvimento de um sistema de gestão de tráfego aéreo comum, o que representa um marco de enorme relevância a nível europeu.

O que são o iCAS e o iTEC?
O iCAS é um sistema de gestão de tráfego aéreo adaptado aos requisitos da DFS e da LVNL tendo por base a tecnologia iTEC da Indra. A DFS é um dos sócios que promoveram a aliança iTEC juntamente com o seu homólogo britânico NATS e o espanhol ENAIRE, com a Indra como fornecedor tecnológico. A Oro Navigacija da Lituânia, a AVINOR da Noruega e a PANSA da Polónia foram os últimos fornecedores de serviços de navegação a juntar-se à aliança.
O iTEC é um avançado sistema de gestão de tráfego aéreo, que tem por base a gestão de voos por trajectória em 4 dimensões, que proporciona uma importante economia de tempo e combustível que redundam numa redução de emissões de CO2 e em custos mais reduzidos para as companhias aéreas, e que permite aumentar a capacidade total do sistema.
Já os centros de controlo da DFS e da LVNL formam parte da extensa rede de centros de controlo da Europa, os de maior tráfego e complexidade, que têm previsto arrancar com a tecnologia iTEC durante os próximos 5 anos. Deste modo, a rede de centros do iTEC consolida-se como um dos principais pilares do Céu Único Europeu e do seu pilar tecnológico SESAR onde os membros da Aliança iTEC têm um papel muito relevante.
Saliente-se que a Indra é líder no mercado de gestão de tráfego aéreo. A empresa já levou a cabo projetos em 160 países e equipou mais de 4.000 instalações com os seus sistemas nos 5 continentes.»

artigo publicado na revista “Cargo Edições”
(28 Outubro 2016)

 

Mais em Europa, Tráfego Aéreo (112º de 400 artigos)

«A plataforma de nova geração iTEC, da Indra, foi desenhada para poder interagir com os sistemas de Gestão de Tráfego Aéreo (ATM) em toda a Europa, sendo que a sua implementação no centro de ...