pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Tráfego Aéreo, Europa

Indra introduz sistema de gestão de tráfego aéreo iTEC em aeroporto da Escócia

«A plataforma de nova geração iTEC, da Indra, foi desenhada para poder interagir com os sistemas de Gestão de Tráfego Aéreo (ATM) em toda a Europa, sendo que a sua implementação no centro de controlo de Prestwick na Escócia é um marco importante para a NATS,o fornecedor de serviços de tráfego aéreo líder do Reino Unido, e permite que o Céu Único Europeu esteja mais próximo se se tornar uma realidade.
O iTEC (interoperability Through European Collaboration) é um sistema de Gestão de Tráfego Aéreo de nova geração desenvolvido pela Indra em colaboração com os fornecedores de serviços de navegação aérea de Espanha (ENAIRE), Reino Unido (NATS), Alemanha (DFS), Holanda (LVNL) e Noruega (AVINOR), projecto ao qual se juntaram, mais recentemente, os fornecedores da Polónia (PANSA) e da Lituânia (ORO NAVIGACIJA). O iTEC vai gerir um terço do tráfego aéreo do continente permitindo uma redução dos tempos por voo, combustível e custos de operação.
Com o arranque operacional do novo sistema do centro de Prestwick, e após centenas de horas de testes e ajustes, abre-se uma nova era para o controlo do tráfego aéreo. O sistema iTEC foi desenhado para aumentar a capacidade do espaço aéreo e melhorar a segurança da circulação aérea através da deteção automática de possíveis perdas de separação entre aeronaves. Também vai permitir reduzir o consumo de combustível e as emissões ao permitir a futura introdução do Free Route Airspace acima dos 28.000 pés, o que oferece aos pilotos uma maior flexibilidade para voar pelas rotas ótimas e diretas, em vez de seguir pela rede existente definida por pontos fixos e rotas aéreas.

Indra
Multinacional de Consultoria e Tecnologia líder na Espanha e América Latina. Oferece soluções e serviços tecnológicos para os setores de Transporte e Tráfego, Energia e Indústria, Administração Pública e Saúde, Serviços Financeiros, Segurança e Defesa e Telecom e Media.»

artigo publicado na revista “Cargo Edições”
(2 Agosto 2016)

Artigos relacionados

Mais em Europa, Tráfego Aéreo (61º de 402 artigos)

«A companhia Indra será um agente essencial na segunda fase do programa Sesar, que consiste na criação de um Céu Único Europeu, ao participar em 25 dos 27 projectos e liderando dois deles, ...