pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Tráfego Aéreo, África

Tráfego aéreo – A Indra instala sistemas de navegação aérea em 17 aeroportos do continente africano

A Indra, recebeu a adjudicação de um importante contrato para a implementação de sistemas de navegação aérea em 12 países do continente africano por 15 milhões de euros. A empresa fornecerá o seu sistema de aterragem por instrumentos Normarc (ILS) e sistema medição de distâncias (DME), que serão instalados num total de 17 aeroportos na região, todos eles operados pela ASECNA. Como parte do projeto chave na mão, a Indra será responsável pela entrega do hardware, instalação, colocação em funcionamento e a formação do pessoal técnico. No total, fornecerá 12 DME, 18 localizadores e 14 sistemas de orientação de planeamento, sendo os dois últimos elementos-chave do sistema ILS. A Indra também instalará sistemas de ajuda à navegação no laboratório de manutenção da ASECNA no Senegal e dará uma formação completa no país e na fábrica para o pessoal de Eletrónica de Segurança do Tráfego Aéreo (ATSEP).
A empresa de engenharia tecnológica é um importante fornecedor global de ajuda aos sistemas de navegação, amplamente reconhecida pela sua capacidade técnica e pelo profissionalismo do serviço que presta aos seus clientes. Este último fator foi particularmente importante para a adjudicação do contrato à empresa.
Mohamed Moussa, CEO da ASECNA, referiu: “A nossa organização tem uma vasta experiência na utilização dos sistemas de ajuda à navegação Normarc. É um sistema muito fiável e robusto que já está em funcionamento em alguns aeroportos há mais de 20 anos. Acrescentou ainda que: “O acesso aos conhecimentos técnicos da Indra através dos bancos de testes instalados nos laboratórios de manutenção dos sistemas de navegação e as plataformas de formação prática contribuem para reforçar a qualificação do pessoal (ATSEP) e são de grande valor para nós. Sabemos que podemos beneficiar deste apoio a longo prazo”, referiu.
Eldar Hauge, CEO da subsidiária norueguesa da Indra, afirmou: “A Indra é um dos principais fornecedores de ATM que entregou sistemas ILS e DME a alguns dos principais aeroportos do mundo. Mas há algo de especial neste contrato: o alcance dos sistemas entregues é enorme. É também a primeira vez que assumimos total responsabilidade de ponta a ponta pela sua instalação para a ASECNA. Estamos muito satisfeitos com a confiança que a ASECNA depositou em nós como um parceiro a longo prazo. Os sistemas de radio navegação ILS e DME facilitam a aterragem segura das aeronaves. O ILS fornece orientação lateral e vertical para a manobra de aproximação, enquanto que o DME mede a distância do avião em relação à cabeça da pista. A Indra irá instalar este equipamento em aeroportos do Benim, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Gabão, Guiné Equatorial, Madagáscar, Mauritânia, Chade, Togo, Burkina Faso e Senegal, no Centro de Formação do DTI.
Sobre ASECNA
A ASECNA presta serviços de navegação aérea sobre um espaço aéreo de 16,5 milhões de quilómetros quadrados, dividido em seis regiões de informação de voo ou FIRs, abrangendo os estados membros do Benim, Burkina Faso, Camarões, República Centro Africana, Comores, Congo, Costa do Marfim, Gabão, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Madagáscar, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal, Chade e Togo.
No domínio do equipamento de navegação aérea, ASECNA é responsável pela definição de especificações relacionadas com a função, sistemas e meios, realização de estudos, definição de especificações técnicas, aquisição, aceitação, instalação, verificação técnica, manutenção em condições
operacionais e o funcionamento de equipamentos e instalações de sistemas convencionais, tais como ILS, DME e VOR.
A ASECNA está também a preparar-se para a transição para sistemas de navegação por satélite através do seu sistema de aumento baseado em satélites denominado ANGA (que significa “céu” em swahili), procurando melhorar os serviços ATM baseados em aplicações espaciais (SBAS) para todas as fases de voo, desde voos em rota a aterragens de precisão e operações de vigilância, bem como fornecer dados de posicionamento para vigilância de terminais e de superfície.

Artigos relacionados

Mais em África, Tráfego Aéreo (10º de 219 artigos)

O Aeroporto Internacional do Dubai (DXB) e o Aeroporto Internacional Al Maktoum (DWC) localizado em Jebel Ali a 37 quilômetros do Dubai, serão equipados com o sistema de comunicações de VoIP (Voice over ...