pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Aviação Comercial, Ásia e Oceânia

China – COMAC ARJ21 realiza o primeiro voo comercial

«O primeiro jato regional produzido na China, o Comac ARJ21-700 realizou hoje, 28 de junho, o primeiro voo comercial levando as cores do operador de lançamento a Chengdu Airlines.
O voo inaugural (EU6679) descolou às 9h25 (hora local) do Aeroporto Internacional de Chengdu Shuangliu com destino ao Aeroporto Internacional de Hongqiao, em Xangai, na China. O primeiro voo transportou 70 passageiros e teve a duração de aproximadamente duas horas.
A China é um dos maiores mercados de aviação. Como as principais companhias aéreas são estatais, o ARJ21-700 foi lançado junto com uma série de iniciativas do Partido Comunista Chinês na tentativa de colocar a China no mercado das aeronaves regionais de baixo custo. A Fabricante chinesa vai tentar competir com as principais fabricantes, a Bombardier e Embraer.
O programa ARJ21 foi lançado em 2002. A entrega da primeira aeronave estava programada para 2007, mas devido problemas técnicos, a primeira entrega só foi concluída oito anos depois.
A aeronave regional chinesa tem capacidade de transportar 78 a 90 passageiros com um alcance entre 2225 a 3700 quilómetros.
Alguns componentes fundamentais, como o nariz, a fuselagem e a cauda, são os mesmos usados no Douglas DC-9 e McDonnell Douglas MD-80.
Segundo a Comac, o ARJ21 tem cerca de 270 encomendas na sua maioria para clientes domésticos.»

Junio Oliveira, artigo publicado na página de internet “Jornal do Ar
(28 Junho 2016)

PISTA73media

 

Artigos relacionados

Mais em Ásia e Oceânia, Aviação Comercial, Ground Handling (56º de 616 artigos)

O jato de passageiros C919, desenvolvido pela estatal chinesa Comac, completou o primeiro voo nesta sexta-feira (5), um importante passo na estratégia do país para se tornar um participante relevante no ...