pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aviação Comercial

GPIAAF – relatório de acidente com aeronave da TAP no Aeroporto de Lisboa

No dia 22 de outubro de 2016, uma aeronave ATR 72-212A com a matrícula CS-DJF operada pela White Airways em nome da TAP Express realizava um voo regular de transporte comercial de passageiros, em ambiente noturno entre o aeroporto do Porto (LPPR) e o aeroporto de Lisboa (LPPT)

com 20 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Durante a aproximação final à pista 21 em LPPT, os pilotos encontraram condições de chuva e vento 240/09 com rajadas até 20kt. Às 21:34 UTC1, a aeronave efetuou um primeiro toque na pista, saltou, e tocou novamente forte incidindo mais uma vez no trem de nariz. Ainda com demasiada energia cinética, a aeronave saltou novamente e veio a tocar pela terceira vez na pista, continuando o fenómeno de porpoise landing, causando a separação das rodas e respetivos eixos do trem de nariz Por fim e após o quarto toque na pista, a aeronave estabilizou e completou a aterragem, com a estrutura da perna do trem de nariz em contacto com a superfície da pista, imobilizando-se após o cruzamento com a pista 17/35. Não foi efetuada a evacuação de emergência e os passageiros foram transportados para o terminal do aeroporto sem feridos registados. O aeroporto de Lisboa foi entretanto encerrado ao tráfego para a gestão do acidente e desimpedimento da pista.

Relatório de acidente com aeronave TAP em 2016 (PDF)

 

Artigos relacionados

Mais em Aviação Comercial, Europa (27º de 854 artigos)

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) concluiu a investigação ao acidente com um ATR-72 da White Airways, a 6 de julho de 2018, ao ...