pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aviação Comercial

Tata Consultancy Services (TCS), consultora indiana, vai abrir Centro de Excelência Tecnológico em Portugal

«TAP assinou, em outubro, um contrato de três anos com a consultora indiana Tata Consultancy Services (TCS) e que terá efeito a partir de janeiro de 2023. Este vínculo foi o mote para a gigante tecnológica da Índia decidir abrir em Portugal o primeiro centro de serviços para a aviação, O hub arranca no próximo ano com cerca de 100 trabalhadores e vai funcionar a nível europeu. A TCS vem “acelerar a transformação tecnológica e digital” da companhia aérea portuguesa, que tem “um nível razoável de obsolescência”, disse o diretor de digital & technology services da TAP, Sérgio Ribeiro. A transportadora aérea nacional será, assim, o “embrião” da Tata para a criação do novo “centro de competências” da empresa indiana que, a partir de Portugal, “vai prestar serviços a outras companhias, a nível europeu”, acrescentou.
Segundo o responsável da TAP, a consultora indiana planeia anunciar mais detalhes do novo hub “até à primavera” do próximo ano, sendo que o centro vai arrancar no “terceiro trimestre de 2023” e contará, inicialmente, com “uma centena” de trabalhadores, entre consultores — portugueses e estrangeiros — “com profundo conhecimento do setor e especialistas em tecnologia”. Mas há potencial para que este número aumente, adianta Sérgio Ribeiro. Em comunicado, a companhia explica que “a TCS irá colaborar com a TAP na adoção de um novo modelo operacional para gerir o seu portefólio de aplicações, com o objetivo de conduzir a uma maior agilidade e aumentar a resiliência operacional. Contribuirá ainda para racionalizar e modernizar a arquitetura dos sistemas, enriquecer a experiência do cliente e melhorar o desempenho operacional”.  “Os investimentos que estamos a fazer na criação do Centro de Excelência Tecnológico em Portugal reforçam ainda mais a posição da TCS como parceiro de transformação para clientes em Portugal e expandem a presença da TCS na região”, afirma Krishnan Ramanujam, presidente do Enterprise Growth Business da TCS.»

TAP Air Portugal Selects TCS to Accelerate its Digital Transformation Journey and Drive Innovation

Artigos relacionados

Mais em Aviação Comercial, Europa (24º de 1105 artigos)

A Airbus GBS está a expandir a sua operação em Portugal e irá abrir um escritório satélite em Coimbra no primeiro trimestre de 2023, o recrutamento para as áreas de Contabilidade, Procurement, IT ...