pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Tráfego Aéreo, Ground Handling, Europa

Céu Único Europeu/SESAR – A Indra lidera projecto que visa triplicar a capacidade da gestão do tráfego aéreo na Europa

Four Dimensions Trajectory Mangament (4DTM)

«O projecto Four Dimensions Trajectory Mangament (4DTM), liderado pela Indra, e que conta com 28 outras ANSP (Air Navigation Services Providers), para além de empresas tecnológicas, organismos de investigação da UE, Noruega e Suécia, está a desenvolver soluções e procedimentos que vão facilitar uma visão única e precisa dos movimentos aéreos em toda a Europa.
Inserido na iniciativa SESAR, pilar tecnológico do Céu Único Europeu, o projecto aborda um dos principais objectivos para avançar na construção desta iniciativa: Garantir que os ANSP , operadores de aeroportos, linhas aéreas e toda a comunidade aeronáutica partilhem uma visão harmoniosa e actualizada dos movimentos dos aviões civis e militares em todo o continente, contando para tal com o financiamento do programa de investigação e desenvolvimento Horizonte 2020.
Informação em tempo real
A principal característica dos voos 4D está em que a aeronave e o centro de controlo em terra partilham a informação sobre a posição que terá a aeronave em qualquer momento da sua rota. Para conseguir este objectivo em toda a Europa, o projecto 4DTM vai integrar a informação que trabalham os centros de controlo de cada país, o gestor global da rede — que supervisiona o tráfego aéreo em toda Europa—, e os operadores dos aeroportos. Igualmente será processada a informação que têm as próprias aeronaves e os centros de operação de voo, que planeiam os voos para as companhias aéreas. Também será considerada a informação sobre voos militares para avaliar o seu impacto no tráfego civil.
Para além de garantir os dados que utilizam os diferentes intervenientes na gestão do voo, este projecto também vai desenvolver ferramentas para melhorar o fornecimento de informação aeronáutica e meteorológica mais precisa e harmonizada. Deste modo será possível detectar com a devida antecedência qualquer imprevisto que possa gerar atrasos e pode-se reajustar o planeamento para evitá-los.
Preparar terreno para implementação de voos por trajectórias 4D
As soluções desenvolvidas no projecto 4DTM preparam o terreno para a implementação definitiva de voos por trajectórias 4D em todo o céu europeu. Esta nova forma de voar permite às aeronaves escolher rotas directas, o que reduz o consumo de combustível, as emissões de CO2 e os custos. Por sua vez, os controladores irão dispor de informação mais precisa para planear as operações e gerir o tráfego de forma mais fluída.
Melhorar a eficiência do transporte na Europa para além de ter um impacto positivo ao nível da redução de custos, melhoria do meio ambiente e na comodidade para os passageiros, também afecta directamente o crescimento de toda a economia do continente.
O programa SESAR tem como objectivo triplicar a capacidade da gestão do tráfego aéreo na Europa, multiplicar o coeficiente de segurança por dez, reduzir o impacto meio-ambiental em 10% e cortar os custos dos serviços da gestão do tráfico aéreo em 50%.
Modernizar os sistemas e melhorar a gestão das operações aéreas é imprescindível para que a Europa possa absorver o incremento constante do tráfego aéreo que se verifica ano após ano. Está previsto que o tráfego passe dos dez milhões de voos anuais que se registam actualmente na UE para 16,9 milhões em 2030.»

artigo publicado na revista “Cargo
(19 Dezembro 2017)

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling, Tráfego Aéreo (109º de 702 artigos)

«O centro de controlo de Karlsruhe, que gere o espaço aéreo superior da Alemanha, já está a gerir os voos em rota que sobrevoam o país com o sistema de nova geração iCAS, desenvolvido pela Indra em ...