pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – Obras começam em setembro no Aeroporto Internacional de Guarulhos

nw-aeroporto_de_Guarulhos

Infraero
A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) é uma empresa pública federal brasileira de administração indireta, vinculada à Secretaria de Aviação Civil. Ela é a responsável pela administração e operação de 63 aeroportos domésticos e internacionais no Brasil e tem 39 anos de existência.

Consultorias
Para a elaboração dos planos Estratégico de Negócios e de Transição Operacional, a Concessionária conta com mais de 100 profissionais trabalhando, além do apoio de diversas consultorias especializadas, entre elas: Airport Consulting Vienna, Aircon, McKinsey&Company, Accenture ,Typsa Enge Corps, TGL Núcleo de Estudos, Deloitte, BNP Paribas, Ulhôa Canto e Cascione, Pulino, Boulos & Santos e Mijksenaar.

Obras para a Copa
Até a Copa de 2014, a Concessionária terá seu período de investimentos mais intenso, com cerca de 30% do total. Serão construídos o Terminal 3, que terá capacidade para 12 milhões de passageiros/ano; um novo estacionamento com 10 mil vagas; um novo pátio com 36 posições para aeronaves; 22 novas pontes de embarque; saídas rápidas de pista de pouso e decolagens; além de, no curto prazo, melhorias na sinalização, na segurança, na iluminação, nos banheiros e na circulação de pessoas.

Período de Transição
Com a assinatura do Contrato de Concessão, tem início o processo de transição que vai até dezembro deste ano.
Nos primeiros 30 dias, o Plano de Transferência Operacional (PTO) será examinado pela ANAC. Em seguida, começa a operação assistida. Por mais 90 dias a Infraero será responsável pela operação do aeroporto, assistida pela Concessionária, que acompanhará toda a rotina operacional, de modo a permitir uma transição organizada e segura da gestão, que ocorrerá em setembro. De setembro a dezembro a Concessionária assume a operação, mas com a Infraero assistindo os processos. A partir de dezembro, caso não haja nenhuma prorrogação, a operação fica integralmente a cargo da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S/A.»

Carlos Lima, artigo publicado na página de internet “Segs”
(17 Junho 2012)

Parte: 1 2 3

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, inaugurou o Píer Sul, que é um novo espaço do aeroporto com mais de 100 mil m² e 26 novas pontes de embarque. A nova obra habilita o Galeão a ampliar em 65% ...