pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

TAP propõe redução de um tripulante por voo para cortar custos

«O plano de redução de custos operacionais prevê que os aviões passem a voar com menos um tripulante.
A TAP quer reduzir as tripulações de bordo, contribuindo assim para cortar 5% da massa salarial e 15% dos custos da companhia. Esta medida consta do plano apresentado à tutela e já foi comunicada ao Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que promete contestar a proposta.
“O Orçamento do Estado [OE] prevê a redução de salários, mas não mexe em matéria de concertação colectiva, ou seja, não mexe no Acordo de Empresa [AE], no resto das cláusulas que têm a ver com regras e horas de trabalho, com o número de tripulantes”, explica Cristina Vigon, presidente do SNPVAC, que fez uma sessão de esclarecimentos com os associados na sede do sindicato.
A responsável sindical diz que, oficialmente, apenas lhes foi comunicado o que consta da circular interna enviada na semana passada a todos os funcionários da TAP. Mas, na reunião que manteve há uma semana com o presidente da companhia, Fernando Pinto, foi dito que, “para a redução dos custos operacionais, a TAP pretende reduzir as tripulações”, conta Cristina Vigon. Isto significa que os voos de longo curso, que actualmente se fazem com dois chefes de cabina, passam a ser operados apenas com um, enquanto que nos voos de médio curso será retirado um comissário assistente.»

Hermínia Saraiva, artigo publicado na página de internet “Económico
(1 Março 2011)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

A TAP finaliza o processo de despedimento coletivo, que envolve mais de 70 trabalhadores da empresa pública. ...